Criada por Ed Solomon (roteirista de Truque de Mestre) e dirigida por Steven Soderbergh, Círculo Fechado, minissérie da HBO Max, é inspirada no clássico de Akira Kurosawa, Céu e Inferno (1963). São seis episódios, com uma quantidade incomum de reviravoltas. Drama familiar e suspense policial se encaixam bem em uma trama engajada socialmente e com instigantes toques místicos.
Meio canastrão, Dennis Quaid (Fé nas Alturas) é Jeff, o patriarca do clã McCusker, que fez fortuna no ramo culinário. Não fica muito claro como ele se tornou um chef tão renomado. O que interessa é que, em um passado não muito distante, a família esteve envolvida com terras na Guiana, na América do Sul, onde seria construído um luxuoso condomínio residencial. Esse é o elo com o clã Mahabir, formado por imigrantes guianeses que agem no submundo de Nova York sob o comando de Savitri, a matriarca interpretada com sangue nos olhos por CCH Pounder (NCIS: Nova Orleans).
Para realizar um ritual e quebrar uma suposta maldição, Savitri encomenda o sequestro do neto adolescente de Jeff, filho do casal formado por Sam (Claire Danes, de A Nova Vida de Toby) e Derek (Timothy Olyphant, de Amsterdam). A preparação e execução do crime envolve um grupo de jovens guianeses, entre os quais o ambicioso, mas atrapalhado, Aked (Jharrel Jerone, de Olhos que Condenam). Esse cruzamento entre as gerações é um dos motores bem calibrados de Círculo Fechado.
É a juventude, veja só, pelo menos parte dela, que toma consciência da gravidade da ação e provoca a primeira das muitas guinadas narrativas. Para juntar as pontas e fechar esse círculo de mistérios, entra em cena a obstinada policial Mel (Zazie Beets, de Nove Dias). Também com pendências pessoais a resolver, ela desenvolve uma improvável amizade com Sam, mãe zelosa e executiva atuante à frente dos negócios da família, mas personagem de atitudes dúbias. Outro que tem “segredo” estampado na testa é Derek, o marido que estranhamente titubeia na hora de entregar o resgate aos criminosos.
Fica a sensação de que em oito episódios algumas tramas paralelas poderiam se esclarecer melhor, principalmente detalhes do passado que, no fim das contas, são as raízes dos conflitos no presente. Apesar de soluções simplistas aqui e acolá, Soderbergh dirige com pulso firme e mantém o espectador colado do início ao fim. “Você colhe o que planta”, anuncia o trailer. Digamos que a colheita é farta em Círculo Fechado.
Trailer
Ficha Técnica
Título: Círculo Fechado / Full Circle
Direção: Steven Soderbergh
Duração: 55 minutos
País de Produção/Ano: EUA, 2023
Elenco: Claire Danes, Dennis Quaid, Zazie Beetz, Timothy Olyphant, CCH Pounder, Jharrel Jerome, Jim Gaffigan
Distribuição: HBO Max
Comentar
Comentários (0)