Toby Fleishman nunca pensou que seus primeiros dias como divorciado seriam tão animados. Os aplicativos de relacionamento lhe apresentaram um novo mundo. O sujeito tímido, não lá muito popular, se vê numa ciranda sexual com mulheres dos mais variados tipos físicos e com desejos por vezes esdrúxulos entre quatro paredes. Jesse Eisenberg (Para Roma, Com Amor) interpreta o protagonista da série A Nova Vida de Toby (Fleishman Is in Trouble) com um certo tique neurastênico, que faz lembrar o jovem Woody Allen. O palco da atração da plataforma Star+ não poderia ser outro: Manhattan.
A separação de Rachel (Claire Danes) após 15 anos de casamento também lhe permitiu se reaproximar dos dois melhores amigos de juventude. Seth (Adam Brody) é solteirão e leva Toby para farras, enquanto Libby (Lizzy Caplan) aproveita para, como ela mesma descreve, “passar o tempo com quem o conheceu quando você era só potencial”. Criada por Taffy Brodesser-Akner, que adapta romance de sua autoria, a série em oito episódios passeia pelo tempo para esmiuçar a história de Toby e Rachel, e através dela se debruçar sobre o adeus à juventude, sonhos desfeitos e o resgate da própria essência.
Toby é médico, especialista em fígado e ama o que faz, embora sua profissão jamais tenha sido motivo de orgulho para a ex-mulher. Rachel é uma self made woman, com tino para as artes, que fez fortuna como agente de teatro. É pelos olhos dele que conhecemos as afinidades, as primeiras rusgas, o conflito de valores e o estranhamento do casal. Se na abertura ele aparece todo animadinho com suas conquistas amorosas, logo sente a realidade quando se vê sozinho em seu novo e pouco equipado apartamento. E é ali, um certo dia, que Rachel deixa ao casal de filhos durante a noite (sim, ela tem a chave) e some do mapa.
O mistério sobre seu paradeiro movimenta a trama, que abre espaço para a convivência de Toby com Hannah (Meara Mahoney Gross) e o caçula Solly (Maxim SWinton). Como as crianças nos ensinam sobre a vida... Outra notável marca woodialiana em A Nova Vida de Toby é a religiosidade dessa família judia, que segue os ritos, mas também sabe questioná-los. Há risos e lágrimas na agridoce vida dos Fleishmans.
Nos episódios finais, uma revelação subverte o ponto de vista do protagonista e tira do conforto o espectador, desafiado a questionar os julgamentos que fizera até aquele ponto. É justamente essa virada que colocou Claire Danes na disputa pelo Critics Choice Awards e o Globo de Ouro 2023. A Rachel ambiciosa, workaholic e mesquinha ganha uma humanidade inesperada e oportuna. A vida está em progresso, e isso vale para todos os personagens. Um deles diz com propriedade: “Sobreviver é evoluir, evoluir é seguir adiante, e seguir adiante é se recuperar.”
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: A Nova Vida de Toby / Fleishman is in Trouble
Direção: Shari Springer Berman, Valerie Faris, e outros
Duração: 50 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA, 2022
Elenco: Jesse Eisenbeng, Claire Danes, Lizzy Caplan, Adam Brody, Meara Mahoney Gross, Maxim Swinton, Josh Stamberg
Distribuição: Star+