Se há algo que Woody Allen domina com maestria, entre tantos talentos, é o difícil entrelaçamento entre diversos e distintos núcleos narrativos que se completam de uma maneira ou outra. Para Roma, Com Amor mimetiza a alegria de viver dos italianos em um exuberante e divertido mosaico. Se todos os caminhos levam a Roma, o narrador do filme é um policial gentil e simpático a orientar os pedestres no caótico trânsito da capital italiana e o espectador.
Antonio (Alessandro Tiberi) e Milly (Alessandra Mastronardi) são recém-casados em visita a Roma para que ela se apresente à família dele, mas quem se faz passar pela noiva acaba sendo a curvilínea e desbocada prostituta Anna (Penélope Cruz, Dor e Glória). Hayley (Alison Pill, da série The Newsroom) é a estudante norte-americana que se apaixona pelo italiano Michelangelo (Flavio Parenti), a quem seus pais, Jerry (Woody Allen) e Phyllis (Judy Davis), vieram conhecer.
Ainda nas tramas românticas, há o arquiteto bem-sucedido John (Alec Baldwin, Nasce uma Estrela) que se torna algo como a voz da consciência de Jack (Jesse Eisenberg, Zumbilândia), um deslumbrado estudante de arquitetura prestes a comprometer o namoro com a dedicada Sally (Greta Gerwig, Jackie) por uma paixonite pela verborrágica e ególatra Monica (Ellen Page, Além da Morte). E, finalmente, mas não menos importante, Leopoldo (Roberto Benigni, A Vida é Bela) é o marido e pai de família alçado à categoria de celebridade nacional, sem mais nem menos, por estrelar um reality show sobre a sua vida ordinária.
Só mesmo Allen para imaginar e encenar uma ópera em que o protagonista entra em cena cantando – e muito bem – no chuveiro, literalmente. Ou quebrar a quarta parede entre o espetáculo e o espectador com um Alec Baldwin imaginário e onipresente. Ou então introduzir um jovem tímido na arte do erotismo com uma Penélope Cruz em voltagem de Sophia Loren. E tudo isso com humor. Novamente em parceria com o diretor de fotografia Darius Khondji e produção de primeira linha, Allen retrata uma Roma belíssima, calorosa, caótica, esplêndida. E ainda consegue, com o personagem de Benigni, opor à cultura milenar da cidade uma crítica aguda à vulgaridade da mídia contemporânea. Bravo!
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Para Roma, Com Amor/To Rome With Love
Direção: Woody Allen
Duração: 112 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA/Itália/Espanha, 2012
Elenco: Roberto Benigni, Woody Allen, Penélope Cruz, Ellen Page, Jesse Eisenberg, Alison Pill, Alec Baldwin, Judy Davis, Greta Gerwig
Distribuição: Paris Filmes