É incontrolável. Depois de dar play na primeira temporada de O Urso, a vontade é maratonar até o final da terceira. São 28 episódios no total, mas curtos, com cerca de 30 minutos cada. Atração do Disney+, O Urso colocou um novo astro sob os holofotes. O nova-iorquino Jeremy Allen White venceu dois Globos de Ouro pela acachapante performance como Carmen “Carmy” Berzatto, o chef de cabelos revoltos e olhar de cachorro carente, que desmonta os mais sensíveis.
No mesmo dia da estreia da terceira temporada, em 17 de julho, a segunda realizou um feito inédito nas indicações ao Emmy, o Oscar da TV norte-americana. Ao entrar na disputa em 23 categorias, O Urso se tornou a série de comédia (dramática) com a maior presença no Emmy em uma única edição. Esta LISTA especial faz um apanhado das três temporadas, sem muitos spoilers, com os altos e raros baixos dessa viagem entre dois mundos, da gastronomia e da família – de sangue ou não.
Comédia Dramática
O Urso / The Bear - Temporada 1
No primeiro ano, Carmy volta para casa em Chicago, após um longo retiro de aprendizado em cozinhas estreladas pelo mundo. O retorno foi forçado. Ele precisa assumir o decadente restaurante da família, que herdou com a morte repentina do irmão, Michael (Jon Bernthal). O The Beef é inspirado no original Mr. Beef, que existe desde 1979 no bairro River North. O criador da série, Christopher Storer, é amigo de infância do filho do proprietário, que inclusive cedeu o lugar para parte das filmagens. Dá para sentir na pele o frisson da caótica dinâmica nesse mini templo gastronômico.
Uma câmera nervosa registra a métrica do trabalho dessa equipe que pouco respira, mas que parece atingir o Nirvana ao saboreio de uma iguaria singular. Com sangue quente italiano, Carmy conduz a frenética dança de pessoas, pratos, panelas e ingredientes, ciente de que um passo em falso pode pôr tudo a perder. Formada aos trancos e barrancos, a família The Beef tem mais dois pilares, a sous chef Sydney Adamu (Ayo Edebiri) e o supervisor faz-tudo Richard “Richie” Jerimovich (Ebon Moss-Bachrach), melhor amigo de Michael e último elo entre Carmy e o irmão. Os agregados são muitos e os laços entre eles se estreitam na segunda temporada, que ganha vigor dramático ao se expandir para além da cozinha.
Trailer
Ficha Técnica
Título: O Urso / The Bear - Temporada 1
Direção: Christopher Storer
Duração: 30 minutos
País de Produção/Ano: EUA, 2022
Elenco: Jeremy Allen White, Ebon Moss-Bachrah, Ayo Edebiri, Oliver Platt, Abby Elliott, Lisa Colón-Zayas, Lionel Boyce
Distribuição: Disney+
Comédia Dramática
O Urso / The Bear - Temporada 2
A nova fase acompanha a insana reforma do restaurante e a criação do requintado cardápio do futuro The Bear (O Urso). Aos olhos atentos do investidor, Jimmy (Oliver Platt), o “tio rico”, eles enfrentam um apertado cronograma de tempo e dinheiro. Com presença maior de Natalie “Sugar” (Abby Elliott), irmã mais velha de Carmy, o enredo investe na intimidade dos personagens, em uma cadência narrativa que se aprofunda em questões pungentes. O luto, o vício, a solidão, a busca de um propósito, o individualismo, o medo da felicidade, a ansiedade, e os sempre bem-vindos empatia e afeto.
O sexto e sétimo episódios são de aplaudir em pé, e contam com luxuosas participações especiais. No primeiro, um flashback, a oscarizada Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo) vive a matriarca Donna Berzatto, em uma das noites de Natal mais disfuncionais já vistas no cinema. No outro, a também vencedora do Oscar Olivia Colman (A Favorita) faz a chef de um renomado restaurante onde Richie vai estagiar, e com ele tem um diálogo singelo e transformador.
Desta vez há espaço para flertes e romance, embora a pressão para a inauguração do The Bear dificulte as tentativas dos protagonistas de ter vida social. O desfecho não oferece reviravolta, como na primeira temporada, mas é de uma originalidade tocante. Por um descuido seu, Carmy se vê preso entre quatro paredes, literal e psicologicamente. É uma situação tragicômica, densa e comovente, cujos desdobramentos desafiaram o espectador a segurar a ansiedade até a estreia da terceira temporada.
Trailer
Ficha Técnica
Título: O Urso / The Bear - Temporada 2
Direção: Christopher Storer
Duração: 30 minutos
País de Produção/Ano: EUA, 2023
Elenco: Jeremy Allen White, Ebon Moss-Bachrah, Ayo Edebiri, Oliver Platt, Abby Elliott, Lisa Colón-Zayas, Lionel Boyce
Distribuição: Disney+
Comédia Dramática
O Urso / The Bear - Temporada 3
A terceira temporada abre com um condensado em que Carmy rememora aprendizados da vida, dos dias como aprendiz em restaurantes pelo mundo até a dificuldade de lidar com o luto familiar e amoroso. Essa bagagem inspira a criação de uma lista de “não negociáveis”, uma espécie de Dez Mandamentos a serem seguidos pelo clã do The Bear. Claro que há protestos. Com sabor próprio, Chicago se eleva como personagem e o caos na cozinha rende dois episódios com insanos pingue-pongues verbais. No primeiro, Carmy e Richie protagonizam uma atordoante troca de “F. you”, que soa menos como xingamento e mais como um código de amizade. Em outro, o dicionário dos chefs ganha vida entre gestos e gritos de “mãos!” e “portas!” durante uma noite de casa cheia.
A intensidade inicial, porém, não define o ritmo dos episódios seguintes, que se alternam entre a vida privada de alguns personagens e uma tensão extra no The Bear. A tão desejada estrela, pela qual Carmy está obcecado, depende da opinião de um renomado crítico local que vai publicar seu parecer em breve. Embora a relação do protagonista com Claire (Molly Gordon) não ganhe espaço, as mulheres estão em destaque. Sydney é abalada por uma tentadora proposta e Tina (Liza Colón-Zayas), a incansável assistente, é tema de um episódio sobre sua vida pregressa ao antigo The Beef, e que inclui o dia em que conhece Michael. O ponto alto de emoção dessa nova safra traz Natalie em trabalho de parto. Depois do antológico episódio da noite de Natal do ano 2, Jamie Lee Curtis reassume o papel da matriarca, Donna Berzatto. Entre uma contração e outra, mãe e filha têm um reconciliador acerto de contas no hospital.
É inegável, contudo, que a terceira temporada não forma um todo coeso. Falta unidade aos dez episódios. Alguns tem enredos desfocados, com fatos que não se combinam, outros ficam na superficialidade. Ainda assim, Christopher Storer, criador da série, sabe que o mais valioso ingrediente do banquete que é O Urso é o desenho dos personagens. Na direção da grande maioria dos capítulos, ele investe com gosto nos closes. A câmera rente ao rosto aproxima o espectador, que torce pela felicidade dessa disfuncional família gastronômica. A quarta temporada vem aí com muitas pontas soltas para amarrar.
Trailer
Ficha Técnica
Título: O Urso / The Bear - Temporada 3
Direção: Christopher Storer
Duração: 30 minutos
País de Produção/Ano: EUA, 2024
Elenco: Jeremy Allen White, Ebon Moss-Bachrah, Ayo Edebiri, Oliver Platt, Abby Elliott, Lisa Colón-Zayas, Lionel Boyce
Distribuição: Disney+
Comentar
Comentários (1)
The Bear é quase um filme de ação. Só não tem sangue e órgãos espalhados. Aí, vem a 3a temporada densa, filme de arte dos anos 60/70, finge cinema novo e... nada. Se não fosse o episódio extraordinário do embate/diálogo entre mãe e filha, eu teria uma baita decepção com a total falta de coerência no ritmo. Diálogos se salvam. Sempre. Sua resenha é muito boa.
Obrigada Rachel, adorei seu comentário e concordo com tudo. Agora é aguardar a quarta temporada, para ver se melhora ou desanda de vez...