quinta, 10 de outubro de 2024
Streaming Ação Comédia

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo


Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo iTunes Youtube Google Play

Um, dois, três, vai! É preciso embarcar nas insanidades de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, que abocanhou 7 dos 11 Oscars que disputava, 4 deles entre os Big Five: filme, direção, roteiro original e atriz. Faltou o de melhor ator, ao qual nem concorria - Brendan Fraser levou, por A Baleia. A lista se completa com vitórias para atriz e ator coadjuvantes, além de montagem. Não faltou emoção na consagração desse fenômeno que conquistou e repeliu o público com a mesma intensidade.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Quem odiou, vale uma revisitada, agora na telinha do Prime Video. Porque, baixada a poeira psicodélica, essa é a terna história de uma família disfuncional com graves ruídos entre mãe e filha. De volta à elite de Hollywood quase quarenta anos depois de Indiana Jones e o Templo da Perdição, o oscarizado Ke Huy Quan forma o casal central com Michelle Yeoh, que tirou o Oscar das mãos da favorita, Cate Blanchett (Tár).

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Quem acha ousado o multiverso da Marvel não tem noção do que os diretores e roteiristas Dan Kwan e Daniel Scheinert aprontam nessa trama metafísica e lisérgica, sem medo de tocar em temas (ainda) sensíveis como imigração e homossexualidade. A primeira das inúmeras linhas narrativas que se cruzam em universos paralelos é a mais prosaica. Michelle faz a imigrante chinesa, dona de uma lavanderia, que está encrencada com o fisco. Ela tem um marido pacato, um pai rabugento (James Hong) e uma filha (Stephanie Hsu) que reivindica seu apoio para apresentar a namorada ao avô.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Nada de novo no front, até que uma versão alternativa do marido lhe diz que um grande mal dominou seu mundo, está espalhando o caos pelos multiversos e que só ela tem o poder de restaurar o equilíbrio. Oi? É doido e não se cobre de entender tudo. Vale até rever algumas sequências para tentar montar o quebra-cabeça. O humor é grotesco e explica a repulsa de gente que saiu no meio da sessão. Os gatilhos dos saltos entre universos são de uma bizarrice surreal.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Em cada portal, a protagonista se vê em diferentes versões de si mesma. Estrela de cinema, lutadora de artes marciais, chef. Em seu perfil mais esdrúxulo, ela vive com a personagem que deu o Oscar à Jamie Lee Curtis, e nessa realidade as pessoas têm salsichas no lugar de dedos (!). Todos transitam pelos multiversos, e atenção para a identidade da vilã, Jobu Tupaki. A relação entre mãe e filha toma a frente no enredo na medida em que as peças se encaixam.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

A dupla de cineastas é conhecida por Um Cadáver para Sobreviver (2016), em que Paul Dano é o homem em crise existencial que trava amizade com o cadáver feito por Daniel Radcliffe. A criatividade agora atinge níveis estratosféricos, mas com a chancela dos produtores e irmãos Anthony e Joe Russo, que comandaram quatro filmes da Marvel. Não é só pela montanha-russa narrativa que Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo conquistou seu lugar na história do cinema. É pela alucinante mistura de gêneros que faz o público se aventurar por uma cartela de sentimentos e emoções. Dá até para dar uma choradinha no final.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo/Everything Everywhere All at Once
Direção: Dan Kwan, Daniel Scheinert
Duração: 139 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2022
Elenco: Michelle Yeoh, Ke Huy Quan, Jamie Lee Curtis, Stephanie Hsu, James Hong
Distribuição: Diamond Films

Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo iTunes Youtube Google Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!