terça, 30 de novembro de 2021
Lista

O Homem nas Trevas: Dose dupla de suspense


O Homem nas Trevas: Dose dupla de suspense

Foi como um jogo de gato e rato no qual o espectador não sabe para quem torcer, que O Homem nas Trevas (2016) injetou sangue novo no suspense e no horror. Na produção da estripulia estava o cultuado Sam Raimi (Uma Noite Alucinante), que confiou o comando a Fede Alvarez. O cineasta uruguaio entrou para o time de Raimi ao dirigir o remake do clássico A Morte do Demônio, em 2013A parceria segue firme em O Homem nas Trevas 2, mas agora quem passa o bastão é Alvarez, que fica na produção ao lado de Raimi. O também uruguaio Rodo Sayagues, coautor dos roteiros das partes 1 e 2, assume a batuta.

Vale a pena assistir ao original antes da continuação, para conhecer a história pregressa de Norman Nordstrom, interpretado com louvor por Stephen Lang (Avatar). O homem nas trevas é um legítimo anti-herói, veterano cego da Guerra do Golfo cuja vida foi abalada por novas tragédias. Ele mesmo se define como monstro e vive no remorso por suas ações no passado. Mas quando invadem sua casa, seja os ladrões adolescentes do original ou os bandidos traficantes de órgãos do segundo, não há como não festejar quando Norman volta a ser uma máquina de matar em defesa do lar.

Confira a seguir detalhes de O Homem nas Trevas e O Homem nas Trevas 2, e saiba onde assistir.


Suspense Horror
O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Em 2016, o diretor uruguaio Fede Alvarez estourou na bilheteria com seu segundo longa, O Homem nas Trevas/Don't Breath, produção de pouco menos que US$ 10 milhões que lucrou mais de US$ 157 milhões nas bilheterias mundiais. Verdade que ele tinha um padrinho e tanto. Três anos antes, estreara em longas com o remake de A Morte do Demônio com a chancela de Sam Raimi, diretor do original, que assinou como produtor.

A parceria vingou e deu origem a O Homem nas Trevas, estrelado pela mesma Jane Levy (série Castle Rock) da refilmagem do clássico. Mas o terror aqui não pende para o sobrenatural, embora o lugar onde tudo se passa pareça mal-assombrado. O cenário é uma decadente Detroit. Os protagonistas são Rocky (Jane), Alex (Dylan Minnette, série 13 Reasons Why) e Money (Daniel Zovatto, Corrente do Mal), jovens amigos que driblam as dificuldades roubando casas. O próximo alvo é a residência de Norman Nordstrom, um veterano de guerra cego, que ganhou uma bolada de indenização da família da motorista que atropelou sua filha.

Stephen Lang (Avatar) faz Norman, o homem nas trevas, que reage e dá início a um jogo de gato e rato dentro da claustrofóbica moradia – com direito a cão feroz e uma macabra surpresa no porão. Na época, o diretor Alvarez disse que usou elementos do horror para aumentar o medo e o interesse do espectador. “Nossa inspiração, contudo, foram clássicos do suspense como Psicose, de Alfred Hitchcock, que por sinal também começa com um roubo e aos poucos se distancia de sua estrutura inicial”, afirmou. “Há um ponto no filme em que os protagonistas ultrapassam uma linha na qual tudo se torna imprevisível.” Verdade.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Homem nas Trevas
Direção: Fede Alvarez
Duração: 88 minutos

País de Produção/Ano: EUA, Hungria, 2016
Elenco: Stephen Lang, Jane Levy, Dylan Minnette, Daniel Zovatto, Emma Bercovici
Distribuição: Sony Pictures


Assista Agora!
Netflix Google Play NET NOW Youtube

Suspense Horror
O Homem nas Trevas 2

O Homem nas Trevas 2

Os eventos de O Homem nas Trevas 2/Don't Breath 2 acontecem oito anos após o original. Norman agora mora com Phoenix (Madelyn Grace), a garotinha de 11 anos que encontrou abandonada na rua após um incêndio. Ele resgata seu instinto paterno, mas é protetor ao extremo, a ponto de educá-la em casa e restringir suas saídas. Treinos militares e de autodefesa também estão na rotina da menina, que não esconde o desejo de ter uma vida normal e conviver com outras crianças.

Mas as habilidades extras serão postas em uso quando a casa é invadida por traficantes de órgãos. O jogo de esconde-esconde segue a fórmula do primeiro, com a diferença que os invasores agora são criminosos violentos, não mais jovens irresponsáveis. É inegável que este segundo ataque não conta com o elemento surpresa, e que a inexperiência do grupo juvenil potencializava o pavor no enfrentamento de Norman em sequências no escuro.

A cegueira do protagonista é pouco aproveitada na narrativa, que limita a tensão e o suspense com um embate corporal mais direto. Por mais esperta que Phoenix seja, ter uma criança em situação de risco é sempre um fator angustiante. O que salva O Homem nas Trevas 2 da mesmice é uma virada do roteiro, uma revelação que envolve a família da menina e transporta os personagens para fora da casa. O conflito final tem uma sequência aflitiva ao redor de uma piscina sem água. E atenção: tem cenas pós-crédito.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Homem nas Trevas 2
Direção: Rodo Sayagues
Duração: 98 minutos

País de Produção/Ano: EUA, Sérvia, 2021
Elenco: Stephen Lang, Madelyn Grace, Stephanie Arcila, Brendan Sexton III, Rocci Williams, Bobby Schofield, Adam Young
Distribuição: Sony Pictures


Assista Agora!
iTunes NET NOW Looke Google Play Youtube Vivo Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!