Vencedor do Oscar de Animação em 2016 e de outra batelada de prêmios, Divertida Mente fez US$ 858 milhões na bilheteria mundial. A obra-prima da Disney e Pixar maravilhou o público ao entrar na mente da pequena Riley, e em uma pitoresca estação de controle dar corpo às emoções primordiais: Alegria, Medo, Tristeza, Raiva e Nojinho. O extraordinário se repete em Divertida Mente 2, que superou o original com US$ 1,68 bilhão de arrecadação, em dados do site Box Office Mojo. O sucesso deve continuar agora com a chegada ao streaming Disney+.
No original, uma mudança de cidade era o catalizador do descompasso nas emoções. Nem com Alegria no comando dava para evitar instabilidades nas Ilhas da Personalidade geradas pelas memórias – Família, Hóquei e Amizade entre elas. Com a rotineira exclusão de lembranças desagradáveis, o quinteto mantém o brilho da árvore da convicção, que agrega os princípios de Riley. Divertida Mente 2 começa no apagar das velas do 13º aniversário, e de presente vem junto a puberdade.
A adolescência dá olá como um rolo compressor, um processo de demolição coroado com a chegada de Ansiedade, Tédio, Vergonha e Inveja. As novas emoções não só se intitulam “mais sofisticadas” como prendem e isolam a turminha das agora “emoções suprimidas”. Excursão com o time de hóquei, mudança de escola das melhores amigas, proximidade do ensino médio, necessidade de agradar, de se enturmar, de ser popular. Aff... Ansiedade toma conta do pedaço, desmonta a árvore das convicções e gera o caos.
A aventura do time de Alegria será retornar para a sala de comando e evitar que a estressada nova líder erga uma árvore de convicção com valores tortos. Se no primeiro a Tristeza se revela parte fundamental do amadurecimento, as novas emoções remetem não só à puberdade, mas aos efeitos do mundo digital. Ligado no atual estado das coisas, o diretor Kelsey Mann conversa com plateias de todas as idades ao dar protagonismo à Ansiedade.
O chamado mal do século ganha um retrato lúdico, com ótima dublagem em português de Tatá Werneck. Há humor nas crises do espevitado ser Laranja, ao mesmo tempo em que soa o alerta para os cuidados com a saúde mental. Com participação especial de Bloofy, um hilário personagem em animação 2D que ajuda Alegria e seus amigos, Divertida Mente 2 prega a união dos diferentes e a comunhão entre as emoções. A cabecinha de Riley, no fim das contas, é a de todos nós.
Trailer
Ficha Técnica
Título: Divertida Mente 2 / Inside Out 2
Direção: Kelsey Mann
Duração: 96 minutos
País de Produção/Ano: EUA, Japão, 2024
Elenco: Com as vozes originais de: Amy Poehler, Maya Hawke, Kensington Tallman, Liza Lapira
Distribuição: Walt Disney Studios
Comentar
Comentários (0)