terça, 30 de novembro de 2021
Série Comédia Dramática

The White Lotus


The White Lotus
Assista Agora!
HBO MAX

Quem cresceu na década de 1980 lembra do sucesso da série Ilha da Fantasia. O enigmático anfitrião Mr. Roarke (Ricardo Montalban) e seu assistente, o anão Tatoo (Hervé Villechaize), davam as boas-vindas aos incautos que chegavam a uma ilha do Pacífico, com a promessa de transformar a fantasia de cada um deles em realidade. Mr. Roarke avisava, porém, que nem sempre os desejos tomariam a forma esperada. Pode até não ter sido consciente, mas Mike White reproduz inclusive a chegada dos convidados em um barco ao resort de luxo The White Lotus, que dá nome à ousada série da HBO Max.

The White Lotus

Criador, roteirista e diretor de todos os 6 episódios, White (O Estado das Coisas) também segue a máxima do imprevisto do sr. Roark, pois a trama abre pelo final com um dos hóspedes de olho em um caixão sendo rebocado para dentro de um avião. Seu nome é Shane (Jake Lacey, Armas na Mesa) e o enredo volta uma semana ao passado para mostrá-lo na lancha que o transporta ao paradisíaco hotel no Havaí, onde vai passar a lua de mel com Rachel (Alexandra Daddario, da franquia Percy Jackson). A bordo estão também Tanya (Jennifer Coolidge, Bela Vingança), que pretende jogar as cinzas da mãe no mar, e o clã Mossbacher: o casal Nicole e Mark (Connie Britton, Bela Vingança, e Steve Zahn, Tio Frank), os filhos Quinn (Fred Hechinger, A Mulher na Janela) e Olivia (Sydney Sweeney, série Objetos Cortantes), que trouxe junto a melhor amiga, Paula (Brittany O’Grady). 

The White Lotus

Não vale descrever cada um, porque a graça é acompanhar seus passos durante a estadia. São muitas as camadas que afloram desses disfuncionais representantes da elite branca norte-americana. Com humor ultrajante, cáustico até, Mike White examina como o dinheiro é capaz de corromper os relacionamentos mais íntimos, e como influencia casamentos, famílias, amizades e a interação com estranhos. Mas o faz com ironia, já que ele próprio integra essa nata e se instalou com elenco e equipe de produção no – só para privilegiados – Four Seasons da Ilha de Maui, cenário das filmagens.

The White Lotus

Com um texto assertivo, The White Lotus é ainda mais incômodo no retrato da convivência desses hóspedes com o staff do hotel. Em especial o cisma entre o recém-casado Shane e o gerente Armond (Murray Bartlett), cuja desavença por conta de um erro na reserva da suíte ganha proporção disparatada. Embora previsível, a relação entre a carente Tanya e Belinda (Natasha Rothwell), responsável pelo Spa, coloca em evidência a rigidez dos estratos sociais. Já temas como colonialismo, apropriação cultural e indústria do turismo estão no pano de fundo do romance entre Paula e um dos garçons, Kai (Kekoa Kekumano), um nativo cujas terras foram desapropriadas.

The White Lotus

The White Lotus não foi desenhada para ser agradável, mas para provocar e fazer pensar. A trilha sonora do chileno Cristobal Tapia de Veer, com um batuque ritmado e desconcertante, eleva o suspense diante de uma iminente desgraça – afinal temos alguém no caixão no fim da temporada. Laços se formam e se rompem nos seis dias de férias, e o espectador observa ao longe, em posição de conforto, sentindo um cutucão aqui outro ali ao se identificar com alguma desfaçatez dos protagonistas. No simbolismo budista, flor de lótus significa pureza do corpo e da mente. E a lótus branca ainda representa a harmonia espiritual. Justamente o que falta à fauna humana dessa série que já tem a segunda temporada anunciada, com a chegada de novos hóspedes ao paraíso.




Trailer

Ficha Técnica

Título: The White Lotus
Direção: Mike White
Duração: 55 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2021
Elenco: Murray Bartlett, Connie Britton, Jennifer Coolidge, Alexandra Daddario, Fred Hechinger, Brittany O'Grady, Natasha Rothwell, Sydney Sweeney, Kekoa Kekumanol
Distribuição: HBO Max

Assista Agora!
HBO MAX

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!