Vencedor do prêmio de melhor roteiro em Cannes 2019, Retrato de Uma Jovem em Chamas é uma obra essencialmente feminina, atrás e à frente das câmeras. Homens inexistem em cena e o único mencionado é a causa do celeuma que impulsiona a narrativa. Na França do século 18, a artista Marianne (Noémie Merlant) é contratada por uma condessa (Valeria Golino, O Último Amor de Casanova) para pintar o retrato da filha Héloïse (Adèle Haenel, A Revolução em Paris). A pintura será enviada para aprovação de um rico pretendente de Milão. Revoltada com o casamento arranjado, Héloïse se recusa a posar. A estratégia da mãe é apresentar Marianne como dama de companhia. Durante o dia, ela deve observar cada traço da noiva, para então pintá-la em segredo durante a noite.
A diretora e roteirista Céline Sciamma (Oldboy) é homossexual assumida e ativista incansável pelo direito das minorias. Seu olhar sobre a relação que aflora entre a pintora e a jovem rebelde é banhado de sensualidade. A fotografia assinada por Claire Mathon (Atlantique) é a porta para esse universo em que cada detalhe precisa ser registrado por Marianne. A câmera toma seu lugar e percorre Héloise com fascinação. O retrato toma forma não só como um trabalho de memória, mas fruto de apaixonamento.
Retrato de Uma Jovem em Chamas é ele próprio uma pintura a se admirar. A cineasta parece obcecada em deixar as imagens assumirem a narrativa. A visível decadência do palacete na costa da Bretanha justifica a preocupação da condessa em casar logo a filha. Assim como o desapego da jovem em relação à vestimenta e aos cuidados estéticos soam como afronta à situação. É uma escolha arriscada da diretora, que abre mão de diálogos que ajudem o espectador não só a entrar nesse mundo tão particular, como a acreditar no amor entre Marianne e Héloïse.
A sensação é de uma certa frieza, inclusive nas cenas românticas. Há poucas chamas nessa paixão registrada com lentes pudicas. Quem assistiu às cenas de sexo lésbico de Azul é a Cor Mais Quente (vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2013) e entre as personagens de Rachel Weisz e Rachel McAdams em Desobediência, vai sentir falta de furor entre as amantes da engajada Céline Sciamma.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Retrato de uma Jovem em Chamas/Portrait de la jeune fille en feu
Direção: Céline Sciamma
Duração: 122 minutos
PaÃs de Produção/Ano: França, 2019
Elenco: Noémie Merlant, Adèle Haenel, Luà na Bajrami, Valeria Golino
Distribuição: Supo Mungam
Comentar
Comentários (0)