sexta, 27 de novembro de 2020

A Revolução em Paris


A Revolução em Paris
Assista Agora!
Vivo Play NET NOW

Foram sete anos de profundas e exaustivas pesquisas do diretor e roteirista Pierre Schoeller (O Exercício do Poder) o ponto de partida do blockbuster francês A Revolução em Paris. A verossimilhança histórica da recriação dos fatos políticos mais importantes ocorridos entre a queda da Bastilha, em 1789, e a decapitação do rei Luís XVI, nos primeiros anos da construção da república francesa foi prioridade de Schoeller tanto no roteiro como nos mínimos detalhes da produção.

Com um elenco estelar, ele narra as voltas e reviravoltas do poder, acordos e traições do período. Os primeiros encontros da nascente Assembleia Nacional, os discursos de seus membros, conservadores e liberais, sobre o destino da monarquia e do rei (Laurent Lafitte, de Elle), com destaque para personagens decisivos no futuro da nação francesa, como Robespierre (Louis Garrel, de Dois Amigos) e Marat (Denis Lavant, de A Noite Devorou o Mundo). Eles são vistos, no entanto, sempre sob o ponto de vista de um grupo de trabalhadores revolucionários, combatentes da república democrática. De igualdade, liberdade e fraternidade para todos.

O Tio (Olivier Gourmet, de O Jovem Karl Marx), artesão de vidros, e sua esposa Solange (Noémie Lvovsky, de A Casa de Veraneio), são mentores e protetores da lavadeira Françoise (Adéle Haenel, de 120 Batimentos por Minuto) e seu companheiro Basile (Gaspar Ulliel, de Saint Laurent), à frente do grupo com intensa participação nas manifestações e nas galerias da Assembleia. Eventos históricos como a Marcha das Mulheres a Versalhes e a participação feminina na revolução têm especial evidência no drama.

O olhar que A Revolução de Paris lança sobre esse período decisivo na história da França, da Europa e do mundo moderno, pretende ser inclusivo, dar ao povo, operários e mulheres, a voz e o lugar que lhes pertence na história. Quer também propor uma reflexão contemporânea sobre os conflitos e os valores que levaram à conquista de direitos humanos, da democracia. E embora Schoeller se perca na condução de tantas pretensões, esse é um dos poucos casos em que as boas intenções recomendam – ou salvam – o espetáculo.

 




Trailer

Ficha Técnica

Título: A Revolução em Paris/Un Peuple et Son Roi
Direção: Pierre Schoeller
Duração: 121 minutos

País de Produção/Ano: França/Bélgica, 2018
Elenco: Gaspard Ulliel, Adèle Haenel, Olivier Gourmet, Louis Garrel, Izïa Higelin, Noémie Lvovsky, Laurent Lafitte, Denis Lavant
Distribuição: Bonfilm

Assista Agora!
Vivo Play NET NOW

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!