sexta, 26 de fevereiro de 2021

Desobediência


Desobediência
Assista Agora!
Looke Google Play Youtube

São duas Rachel (Weisz e McAdams) e um Alessandro (Nivola) a alma de Desobediência, cujo âmago é formado ainda por vários extratos de qualidade. A começar pelo livro homônimo que lhe dá origem, da premiada escritora, colunista de games do The Guardian, Naomi Alderman, que nasceu e cresceu na reservada comunidade judaica ortodoxa da capital britânica, cenário do romance.

O roteiro da adaptação para o cinema tem a assinatura da dramaturga e roteirista Rebecca Lenkiewicz (Ida, Colette), em parceria com o diretor chileno Sebastián Lelio (Gloria Bell). Como seu também premiado parceiro e colega chileno Pablo Larraín (No), que estreou na direção de filmes de língua inglesa com Jackie, Lelio o fez com Desobediência, também em grande estilo.

A fotógrafa Ronit (Rachel Weisz) retorna de Nova York para Londres, sua cidade natal, para o enterro do pai. Reencontra Esti (Rachel McAdams, maravilhosa), amiga de infância, e o primo Dovid (Alessandro Nivola), agora marido de Esti. O pai de Ronit era ninguém menos que o rabino da comunidade, da qual ela foi expulsa ainda jovem pelo romance com Esti. Dovid, que será o novo rabino, casou com Esti por amor, mas também por conveniência. Em meio ao luto, à censura do passado e aos restritos códigos da religião, a paixão de Ronit e Esti ressurge com delicadeza, sensualidade e urgência.

Com a colaboração do diretor de fotografia Danny Cohen (O Discurso do Rei, A Garota Dinamarquesa) e do editor Nathan Nugent (O Quarto de Jack), a artística direção de Lelio desenvolve a narrativa com contenção, contemplação, planos fechados e demorados closes, como se sua câmera quisesse flagrar as emoções que seus personagens não se permitem viver. O cinza, a névoa e o frio naturais de Londres entram nas casas, nos rituais da sinagoga, envolvem os personagens, as relações e distâncias entre eles, acentuando o tom claustrofóbico e sombrio que marca a encenação, os sentimentos e a moral de Desobediência.  




Trailer

Ficha Técnica

Título: Desobediência/Disobedience
Direção: Sebastián Lelio
Duração: 114 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA/Irlanda, 2017
Elenco: Rachel Weisz, Rachel McAdams, Alessandro Nivola, Allan Corduner, Bernice Stegers
Distribuição: Sony

Assista Agora!
Looke Google Play Youtube

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!