segunda, 15 de setembro de 2025
Streaming Ficção Científica Aventura

Duna (1984)


Duna (1984)
Assista Agora!
Netflix Amazon Prime Vídeo Telecine Play iTunes Google Play Youtube

Encabeçado por Timothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome), o elenco da nova versão de Duna provocou sensação no Festival de Veneza, em setembro, onde a produção dirigida por Denis Villeneuve foi ovacionada por 8 minutos na première mundial. Antes da estreia por aqui, prevista para 21 de outubro, valer a pena ver (ou rever) a primeira – e cultuada – adaptação do best-seller do jornalista e escritor norte-americano Frank Herbert (1920-1986). Publicado em 1963, Duna virou saga literária com mais 5 volumes.

Duna (1984)

A ambiciosa ficção científica de 1984 tinha a marca da grife Dino De Laurentiis. O lendário produtor italiano catapultou a carreira de mestres como Federico Fellini, Roberto Rossellini e Luchino Visconti, para depois invadir Hollywood e investir em sucessos como Barbarella, King Kong e Conan, O Bárbaro. A direção ficou a cargo de David Lynch, já considerado visionário pelos dois longas anteriores, Eraserhead e O Homem Elefante. O próprio cineasta escreveu o roteiro, que abre no ano de 10191, em algum lugar da galáxia.

Duna (1984)

A princesa Irulan (Virginia Madsen, Sideways), filha do imperador Padishah (José Ferrer, Moulin Rouge), faz as vezes de narradora. Ela revela que a substância mais preciosa do universo é a especiaria Melange, que tem o poder de prolongar a vida, expandir a percepção e viabilizar viagens espaciais. Mas existe em um único planeta, Arrakis, também conhecido como Duna, um lugar desértico que sofre com a escassez de água. Os nativos, da tribo Fremen, acreditam na vinda do Messias, o ser divino que promoverá a Guerra Santa, a Jihad que tirará todos das trevas. Sim, porque as dinastias estão em constante guerra interplanetária.

Duna (1984)

Nesse cenário instável somos apresentados a Paul Atreides, herdeiro do Duque Leto (Jürgen Prochnow, Uma Vida Oculta). Gente do bem. A família parte rumo a Arrakis, e ali vai enfrentar o asqueroso Barão Harkonnen (Kenneth McMillan, Amadeus) na busca pela Melange. Vermes gigantes, bruxas e seres aprimorados geneticamente habitam essa ópera espacial repleta de intrigas e traições, mas com espaço para o romance. Sean Young, que virou a cabeça de Harrison Ford dois anos antes em Blade Runner – O Caçador de  Androides, aqui conquista o coração de Paul – é a estreia no cinema de Kyle MacLachlan, que repetiu a parceria com Lynch em Veludo Azul e na série Twin Peaks.

Duna (1984)

Duna foi o primeiro grande romance de ficção científica com a tarja "ecológico", mas no filme a relação entre religião, política e poder se sobrepõe em uma trama simples na essência, mas de narrativa truncada. Além da narração em off da princesa, os pensamentos dos protagonistas são ouvidos e se embaralham com os diálogos. Amparada pelos efeitos especiais de uma época em que a tecnologia ainda engatinhava, a produção compensa no elenco estelar, como nomes como Sting (na crista da onda à frente da banda The Police), Patrick Stewart, Linda Hunt e Max von Sydow.

Duna (1984)

Toda pompa não bastou para público nem crítica. David Lynch reclamou de não ter feito o corte final e decretou Duna como seu maior fracasso. O resultado é irregular, mas o tempo lhe conferiu status de cult. Para o público de hoje, tem valor de relíquia do gênero. Em 2000 saiu uma versão em minissérie, mas não ficou para a memória. O que nos leva ao projeto de Denis Villeneuve. Os dois últimos filmes do diretor são ficções científicas magníficas – A Chegada e Blade Runner 2049. Fica a torcida para que seu Duna feche a trinca no mesmo nível.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Duna/Dune
Direção: David Lynch
Duração: 137 minutos

País de Produção/Ano: EUA/México, 1984
Elenco: Kyle MacLachlan, Patrick Stewart, Jürgen Prochnow, José Ferrer, Linda Hunt, Sean Young, Kenneth McMillian, Sting, Virginia Madsen, Brad Dourif, Francesca Annis
Distribuição: Universal Pictures

Assista Agora!
Netflix Amazon Prime Vídeo Telecine Play iTunes Google Play Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).