Mais fiel ao livro de Lew Wallace (Ben-Hur: Uma História dos Tempos de Cristo) do que a clássica adaptação de 1959 dirigida por William Wyler, vencedora de 11 Oscar, o Ben-Hur de 2016 está mais inserido em seu tempo. Se Charlton Heston venceu Oscar de melhor ator por uma atuação grandiosa e empostada, o Judah Ben-Hur de Jack Huston (O Irlandês) faz mais o estilo juvenil e o diretor russo Timur Bekmanbetov (Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros) conduz a narrativa não tanto como uma trama de vingança, mas como rito de passagem.
Sobrinho da atriz Angelica Huston e neto do grande cineasta John Huston, o ator inglês molda Judah Ben-Hur na base da delicadeza. Nobre judeu de Jerusalém, contemporâneo a Jesus de Nazaré, ele é injustamente acusado de traição por seu irmão de criação, Messala (Toby Kebbell, de Warcraft: O Primeiro Encontro entre Dois Mundos), um soldado romano atrás de um posto importante no império. Feito escravo e com a família destruída, Ben-Hur é amparado pelo xeque Ilderim (Morgan Freeman, de Invasão ao Serviço Secreto), que vai promover seu retorno ao lar e colocá-lo frente a frente com Messala na arena da corrida de bigas.
Se no clássico Jesus Cristo aparecia de relance, sem ter seu rosto revelado, aqui o Messias não só ganha a pele de Rodrigo Santoro como tem presença fundamental na jornada de Ben-Hur. Na época da estreia, Santoro ressaltou sua preocupação em fazer um Jesus mais humano e menos divino, cujas ações soam mais corriqueiras do que pregações. É um acerto e o ator está comovente na pele do personagem.
O que mais distancia esse Ben-Hur da primeira versão é o final. O espírito “olho por olho, dente por dente” do primeiro cede lugar para a esperança e a redenção. Pode até soar noveleiro, mas os próprios atores frisaram o objetivo de transmitir uma mensagem de otimismo, tolerância e perdão. Não fez grande sucesso, mas é uma superprodução digna, em que não faltam ação e emoção. A famosa sequência da corrida de bigas é espetacular e realista – nada de imagens geradas por computador.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Ben-Hur
Direção: Timur Bekmambetov
Duração: 123 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA, 2016
Elenco: Jack Huston, Toby Kebbell, Rodrigo Santoro, Morgan Freeman, Nazanin Boniadi,
Distribuição: Paramount Pictures