segunda, 01 de setembro de 2025
Streaming Ação Drama

Ben-Hur


Ben-Hur
Assista Agora!
Netflix Vivo Play Google Play iTunes Youtube

Mais fiel ao livro de Lew Wallace (Ben-Hur: Uma História dos Tempos de Cristo) do que a clássica adaptação de 1959 dirigida por William Wyler, vencedora de 11 Oscar, o Ben-Hur de 2016 está mais inserido em seu tempo. Se Charlton Heston venceu Oscar de melhor ator por uma atuação grandiosa e empostada, o Judah Ben-Hur de Jack Huston (O Irlandês) faz mais o estilo juvenil e o diretor russo Timur Bekmanbetov (Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros) conduz a narrativa não tanto como uma trama de vingança, mas como rito de passagem.

Ben-Hur

Sobrinho da atriz Angelica Huston e neto do grande cineasta John Huston, o ator inglês molda Judah Ben-Hur na base da delicadeza. Nobre judeu de Jerusalém, contemporâneo a Jesus de Nazaré, ele é injustamente acusado de traição por seu irmão de criação, Messala (Toby Kebbell, de Warcraft: O Primeiro Encontro entre Dois Mundos), um soldado romano atrás de um posto importante no império. Feito escravo e com a família destruída, Ben-Hur é amparado pelo xeque Ilderim (Morgan Freeman, de Invasão ao Serviço Secreto), que vai promover seu retorno ao lar e colocá-lo frente a frente com Messala na arena da corrida de bigas.

Se no clássico Jesus Cristo aparecia de relance, sem ter seu rosto revelado, aqui o Messias não só ganha a pele de Rodrigo Santoro como tem presença fundamental na jornada de Ben-Hur. Na época da estreia, Santoro ressaltou sua preocupação em fazer um Jesus mais humano e menos divino, cujas ações soam mais corriqueiras do que pregações. É um acerto e o ator está comovente na pele do personagem.

Ben-Hur

O que mais distancia esse Ben-Hur da primeira versão é o final. O espírito “olho por olho, dente por dente” do primeiro cede lugar para a esperança e a redenção. Pode até soar noveleiro, mas os próprios atores frisaram o objetivo de transmitir uma mensagem de otimismo, tolerância e perdão. Não fez grande sucesso, mas é uma superprodução digna, em que não faltam ação e emoção. A famosa sequência da corrida de bigas é espetacular e realista – nada de imagens geradas por computador.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Ben-Hur
Direção: Timur Bekmambetov
Duração: 123 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2016
Elenco: Jack Huston, Toby Kebbell, Rodrigo Santoro, Morgan Freeman, Nazanin Boniadi,
Distribuição: Paramount Pictures

Assista Agora!
Netflix Vivo Play Google Play iTunes Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).