quinta, 25 de fevereiro de 2021

O Beijo no Asfalto


O Beijo no Asfalto
Assista Agora!
Google Play NET NOW Vivo Play Youtube

Fernanda Montenegro estava na primeira montagem da peça de Nelson Rodrigues, em 1961. Sua presença na ousada revisão da obra confere uma aura de encantamento à estreia do ator Murilo Benício na direção. O formato é original e em nada se aproxima das outras duas versões cinematográficas: O Beijo (1965) e Beijo no Asfalto (1981). Benício bebe na fonte naturalista de Eduardo Coutinho para dar um ar documental à sua obra de ficção. O convite que faz ao espectador é o de invadir os bastidores e mergulhar no processo junto com o elenco.

Além de Fernandona, nomes como Débora Falabella, Lázaro Ramos, Stênio Garcia, Otávio Müller e Augusto Madeira surgem ao redor de uma mesa com o roteiro em mãos, e são guiados pelo teatrólogo Amir Haddad pelo perverso universo rodrigueano. Em belo preto e branco, Benício flerta com o noir ao intercalar a dinâmica dos atores com as cenas do filme em si.

É a história um homem que, num gesto banal, atende ao pedido de um beijo na boca feito por um sujeito prestes a morrer. O ato é testemunhado por um repórter sensacionalista que passa a explorar o beijo entre dois homens para vender jornal. O enredo explora os efeitos da notícia no núcleo familiar, com a esposa, cunhada e sogro do protagonista. Impressiona a atualidade do texto dos anos 60, que fala dos estragos da fake news e da guerra pela audiência meio século antes da invenção dessa expressões.  




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Beijo no Asfalto
Direção: Murilo Benício
Duração: 98 minutos

País de Produção/Ano: Brasil, 2017
Elenco: Fernanda Montenegro, Débora Falabella, Lázaro Ramos, Stênio Garcia, Otávio Müller, Augusto Madeira
Distribuição: ArtHouse

Assista Agora!
Google Play NET NOW Vivo Play Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!