sábado, 27 de fevereiro de 2021

Doce Entardecer na Toscana


Doce Entardecer na Toscana
Assista Agora!
NET NOW Vivo Play

Maria Linde (Krystyna Janda) está perto dos 70 anos. Imigrante polonesa, ela vive com o marido na Itália, em uma luxuosa vila na Toscana. A filha e os netos estão sempre por ali. Mulher altiva, Maria é poetisa celebrada e acaba de saber que será laureada com nada menos que o Nobel. Além da atividade literária, ela continuar a exercer sua sexualidade. O escolhido é egípcio, dono de um pousada, com idade para ser seu filho, e também um imigrante.

O diretor Jacek Borcuch (Tudo que Eu Amo) é enfático no retrato da Europa globalizada, mas nem por isso aberta ao estrangeiro. Durante a festa na mansão para comemorar a premiação, por exemplo, o delegado local aparece para alertar que há imigrantes potencialmente perigosos na área. A mensagem fica ainda mais clara quando acontece um atentado terrorista em Roma, com dezenas de mortos e feridos.

Em vez de levantar a voz pelos italianos, a respeitada Maria diz o inadmissível em um discurso. Não só rejeita o Nobel como descreve o ataque como “uma potente obra de arte”. Pronto. Feito o estrago, o enredo passa a examinar a desconstrução desse pilar histórico e cultural. Maria, filha de sobreviventes do Holocausto e renomada intelectual, ganha as manchetes do noticiário, é execrada e acaba com a calmaria da pacata vila toscana.

Não há sutileza nessa decadência quase caricata. O que surpreende neste nada açucarado Doce Entardecer na Toscana é a protagonista, completamente avessa aos recentes perfis de mulheres empoderadas no cinema. Maria Linde é arrogante, seca, por vezes cruel. Age como se estivesse acima de tudo e de todos, não tem papas na língua e está longe de ser agradável. Não é fácil uma pessoa assim provocar tamanha fascinação. Mas é isso o que a diva do cinema polonês Krystyna Janda alcança nessa atuação premiada no Festival de Sundance. 




Trailer

Ficha Técnica

Título: Doce Entardecer na Toscana/Dolce Fine Gionata
Direção: Jacek Borcuch
Duração: 92 minutos

País de Produção/Ano: França/Polônia/Itália, 2019
Elenco: Krystyna Janda, Kasia Smutniak, Vincent Riotta, Antonio Catania, Robin Renucci, Lorenzo de Moor
Distribuição: Arteplex Filmes

Assista Agora!
NET NOW Vivo Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!