quarta, 25 de novembro de 2020

Cadê Você, Bernadette?


Cadê Você, Bernadette?
Assista Agora!
Youtube NET NOW Vivo Play Google Play iTunes Looke

Richard Linklater tem apreço pelo ser humano e pela passagem do tempo na vida das pessoas. Se a trilogia romântica Antes do Amanhecer, Antes do Pôr do Sol e Antes de Meia Noite registrou os encontros dos protagonistas Ethan Hawke e Julie Delpy em 1995, 2004 e 2013, o premiado Boyhood: da Infância à Juventude foi filmado no decorrer de 12 anos, para mostrar o rito de passagem de um garotinho até a maioridade. Não estranha, portanto, que o cineasta tenha se encantado com o best-seller de Maria Semple, Cadê Você, Bernadette?.

O enredo também tem um intervalo temporal, no caso duas décadas na vida da protagonista. A Bernadette (Cate Blanchett) do presente tem uma filha de 15 anos (a estreante Emma Nelson), é casada com um guro da Microsoft (Billy Crudup, de Depois do Casamento) e mora em Seattle num casarão caindo aos pedaços. Reclusa e instável, ela tem uma assistente virtual baseada na Índia para realizar tarefas básicas. Nem sempre foi assim. Bernadette vivia em Los Angeles e ali se revelou um gênio da arquitetura sustentável.

O que há nesse miolo, que a fez se transformar nessa mãe carinhosa e dona de casa desleixada, perdida de si mesma, é o que Linklater pretende revelar. E o faz pela perspectiva da filha, que exibe um boletim com notas impecáveis e pede uma viagem com os pais à Antárdida como prêmio. A maternidade está no centro da trama, que também explora o afastamento do casal e as desavenças de Bernadette com a vizinha (Kristen Wiig, Missão Madrinha de Casamento).

O problema é que desta vez Linklater não se enamorou de sua personagem principal, embora a duplamente oscarizada Cate Blanchett (Blue Jasmine e O Aviador) crie todo um gestual para lhe dar autenticidade. Bernadette sofre, mas o diretor não examina seus sentimentos, apenas suas reações. Estaria perdendo a razão? Se sim, por quê? É como se ele próprio estivesse à procura de Bernadette, e não conseguisse encontrá-la. O espectador, então, observa essa busca meio alienado, sem se conectar com o que está na tela. Não deu liga.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Cadê Você, Bernadette?/Where cadê você, bernardetted You Go, Bernadette
Direção: Richard Linklater
Duração: 100 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2019
Elenco: Cate Blanchett, Billy Crudup, Emma Nelson, Kristen Wiig, Laurence Fishburne, Judy Grier
Distribuição: Imagem Filmes

Assista Agora!
Youtube NET NOW Vivo Play Google Play iTunes Looke

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!