quinta, 25 de fevereiro de 2021

Memórias da Dor


Memórias da Dor
Assista Agora!
Vivo Play NET NOW Youtube Google Play iTunes

Representante da França no Oscar 2019, Memórias da Dor traz para a tela grande não só as palavras, mas a persona da francesa Marguerite Duras (1914-1996), romancista, poetisa, dramaturga, roteirista e cineasta – uma das grandes vozes femininas da literatura do século 20. A adaptação de A Dor, romance autobiográfico lançado em 1985, é um mergulho discreto, porém avassalador, na possibilidade do luto.

Na França ocupada por nazistas, Marguerite (Mélanie Thierry) busca pistas do paradeiro do marido, Robert Antelme, um dos líderes da Resistência. A narração em off de trechos do livro embebem a produção no misto de angústia e desespero que toma a protagonista. Os cabeças do movimento não veem com bons olhos a aproximação entre ela e Pierre (Benoît Magimel), um agente francês da Gestapo e fã assumido da escritora. Para Marguerite, no entanto, vale tudo para descobrir em que prisão e em que estado físico se encontra Antelme.  

Outra figura masculina fundamental nesse período foi o escritor Dionys Mascolo (Benjamin Biolay), também membro da resistência e (bem) mais que um ombro amigo de Marguerite. Não há, contudo, clima para romance no filme. Com a invasão aliada e a iminente derrota alemã, ela precisa lidar não só com informações desconexas sobre o retorno do marido, mas com a revelação dos escabrosos campos de concentração.

O diretor e roteirista Emmanuel Finkiel se debruça sem pressa sobre o romance original. Seleciona extratos intimistas, que ganham significado na voz suave da atriz Mélanie. Mas também faz bom uso da linguagem cinematográfica e arma situações em que Marguerite vê a si mesma, como a autora que observa sua personagem. É um recurso criativo, que por vezes afasta uma certa morosidade que pode desanimar o espectador.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Memórias da Dor/La Douleur
Direção: Emmanuel Finkiel
Duração: 127 minutos

País de Produção/Ano: França/Bélgica/Suíça, 2017
Elenco: Mélanie Thierry, Benoît Magimel, Benjamin Biolay, Grégorie Leprince-Ringuet
Distribuição: Imovision

Assista Agora!
Vivo Play NET NOW Youtube Google Play iTunes

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!