quinta, 13 de junho de 2024
Lista

Whodunit: 2 charadas à la Agatha Christie


Whodunit: 2 charadas à la Agatha Christie

Livre abreviação de “who [has] done it” (“quem fez isso”), a expressão inglesa whodunit tornou-se um subgênero do suspense. Em especial dos mistérios policiais de dois mestres da literatura detetivesca: Agatha Christie e Arthur Conan Doyle, criadores dos icônicos Hercule Poirot e Sherlock Holmes. Um sem-fim de romancistas, dramaturgos e cineastas beberam e bebem dessa fonte. O desafio é adicionar novos sabores à receita básica: um morto, ecléticos suspeitos e um detetive genial e idiossincrático.

Se não chegam a revolucionar, Glass Onion: Um Mistério Knives Out e Veja Como Eles Correm no mínimo sopram uma brisa fresca em elementos estéticos e temáticos. Na Netflix, Glass Onion dá sequência ao sucesso Entre Facas e Segredos (2019) e traz de volta Daniel Craig como o arguto detetive Benoit Blanc. Só que agora não mais em solo americano, e sim num resort high tech em uma ilha grega.

Estreia da Star+, Veja Como Eles Correm não só homenageia Agatha Christie como coloca a própria escritora como personagem na trama ambientada na Londres dos anos 1950. Um modernoso, outro mais clássico, ambos com elenco estelar, esses dois exemplares são autênticos whodunits. Confira as críticas de cada um deles a seguir.


Comédia Dramática Mistério
Glass Onion: Um Mistério Knives Out/Glass Onion: A Knives Out Mystery

Glass Onion: Um Mistério Knives Out/Glass Onion: A Knives Out Mystery

Depois de desvendar a morte do autor de romances de mistério interpretado pelo saudoso Christopher Plummer em Entre Facas e Segredos (2019), Benoit Blanc (Daniel Craig), proclamado o melhor detetive do mundo, encontra-se deprê. A pandemia de coronavírus está na fase de lockdown em Glass Onion: Um Mistério Knives Out, a aguardada continuação, que estreou diretamente na Netflix. Mas nada melhor que uma caixa enigmática e um convite inesperado para ele romper o isolamento.

Glass Onion: Um Mistério Knives Out/Glass Onion: A Knives Out Mystery

O diretor e roteirista Rian Johnson arma uma charada independente da anterior, renova o elenco e aprimora a receita com uma trama que ludibria o mais atento espectador. Com um estiloso lencinho no pescoço, Benoit Blanc pega um barco rumo à ilha grega do bilionário da tecnologia Miles Bron (Edward Norton). O seleto grupo de convidados a bordo se completa com uma modelo decadente (Kate Hudson) e sua assistente (Jessica Henwick), um cientista (Leslie Odom Jr.), uma política em ascensão (Kathryn Hahn), um influenciador (Dave Bautista) e a namorada (Madelyn Cline), além da ex-sócia (Janelle Monáe) do anfitrião.

Glass Onion: Um Mistério Knives Out/Glass Onion: A Knives Out Mystery

O lugar é um paraíso natural e high tech, em que a enorme cebola de vidro (glass onion) do título abriga o centro de controle. A inusitada proposta do anfitrião é brincar de detetive. Claro que uma morte de verdade acontece e todos tornam-se suspeitos. A Benoit resta usar toda sua perspicácia para “descascar a cebola” e encontrar o assassino entre as muitas camadas. Só que nada é o que parece nessa narrativa valorizada por uma montagem recortada com diversos pontos de vista.

Glass Onion: Um Mistério Knives Out/Glass Onion: A Knives Out Mystery

Esperto, o cineasta injeta humor e modernidade na cartela básica do whodunit, com doses de inclusão e diversidade. Daniel Craig entra na fase pós-007 com mais um personagem memorável, Hugh Grant e Ethan Hawke fazem mini participações hilárias e, para quem não sabe, o hippie que se intromete nas cenas é Noah Segan. O ator é amigo de longa data do diretor e marca presença – por menor que seja – em todos os seus filmes. Em tempo: Johnson e Craig já confirmaram dois novos episódios da franquia Knives Out.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Glass Onion: Um Mistério Knives Out/Glass Onion: A Knives Out Mystery
Direção: Rian Johnson
Duração: 139 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2022
Elenco: Daniel Craig, Kate Hudson, Edward Norton, Dave Bautista, Janelle Monaé
Distribuição: Netflix


Assista Agora!
Netflix

Comédia Mistério
Veja Como Eles Correm/See How They Run

Veja Como Eles Correm/See How They Run

Em cartaz em Londres desde 1952, A Ratoeira é a peça de teatro mais vista da história, com cerca de 28 mil encenações. O autor? A Dama do Crime, Agatha Christie. Pois é durante a celebração da centésima apresentação que ocorre o assassinato que movimenta Veja Como Eles Correm, novidade da plataforma Star+. Adrien Brody é Leo Kopernick, vítima e narrador da própria tragédia.

Veja Como Eles Correm/See How They Run

Diretor de Hollywod escapulido da caça aos comunistas macarthista, Kopernick está prestes a dirigir a adaptação da peça para o cinema quando é morto nos bastidores do teatro. Quem matou? A lista de suspeitos inclui o produtor do filme e sua esposa, a empresária teatral, o roteirista e seu amante latino, e até mesmo os protagonistas da peça, na época interpretada pelo casal sir. Richard Attenborough e Sheila Sim.  

Veja Como Eles Correm/See How They Run

À porta do teatro está a policial Constable Stoker (Saoirse Ronan), para dar as boas-vindas ao enviado da Scotland Yard, o inspetor Stoppard (Sam Rockwell). Que dupla impagável! Cinéfila de carteirinha, a novata Stoker anota as pistas em um caderninho e não raro tira conclusões precipitadas sobre a identidade do assassino. Manco de uma perna e com terno amarrotado, o beberrão Stoppard não tem nada do polido detetive Hercule Poirot, criação máxima de Agatha Christie. Esses dois tipos ímpares entram em uma inusitada sintonia durante a investigação.

Veja Como Eles Correm/See How They Run

Pouco conhecidos, o diretor Tom George e o roteirista Mark Chappell parecem inspirados pelo cinema de Wes Anderson (Os Excêntricos Tenembauns). O humor farsesco, a requintada direção de arte e os pitorescos personagens armam uma convidativa armadilha para o público. Isso sem falar da narrativa referencial e metalinguística, que culmina com a entrada em cena da própria Agatha Christie (Shirley Henderson) para ajudar a solucionar o mistério.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Veja Como Eles Correm/See How They Run
Direção: Tom George
Duração: 98 minutos

País de Produção/Ano: EUA/Reino Unido, 2022
Elenco: Sam Rockwell, Saoirse Ronan, Adrien Brody, Ruth Wilson, Reece Shearsmith, Harris Dickinson, Charlie Cooper, Shirley Henderson
Distribuição: 20th Century Studios


Assista Agora!
Star Plus

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!