quinta, 16 de setembro de 2021
Streaming Ação Drama Policial

Zona de Confronto


Zona de Confronto
Assista Agora!
NET NOW iTunes Google Play Youtube Vivo Play

“Não consigo respirar, não consigo respirar”, diz um jovem abatido por policiais no simbólico início de Zona de Confronto. O legado de violência da morte por sufocamento de George Floyd na Minneapolis de 2020 ganha um eco poderoso nessa fábula urbana dinamarquesa produzida por Morten Kaufmann, do premiado A Caça. O cenário da brutalidade policial agora é o fictício gueto de Svalegården, reduto de imigrantes árabes e de onde o rapaz muçulmano sai direto para a UTI.

Zona de Confronto

As ruas são tomadas por manifestantes e a ordem para os policiais do distrito próximo é manter distância do bairro. O aviso pouco vale para a dupla de tiras formada pelo esquentadinho Mike (Jacob Lohmann, Loucos por Justiça) e o idealista Jens (Simon Sears), que entram na área na cola de um carro suspeito, com uma criança no banco traseiro. O lugar vira um barril de pólvora com a presença dos agentes, e o truculento Mike solta a primeira faísca ao fazer uma revista abusiva no adolescente invocado Amos Al-Shami (Tarek Zayat). Quando a bomba estoura e o cerco se fecha, sobra para o garoto guiá-los até um ponto de fuga.

Exibido no Festival de Veneza, o drama policial marca a estreia em longa dos diretores e roteiristas Frederik Louis Hviid e Anders Ølholm. Se falta originalidade ao enredo, sobra tensão na trama que guarda semelhanças com a de Os Miseráveis, o filmaço de Ladj Ly indicado ao Oscar 2020 pela França e vencedor do Prêmio do Júri em Cannes. A violência policial, o preconceito racial e a intolerância permeiam as duas narrativas, que ainda enfocam a disparidade moral entre membros da força de segurança.

Zona de Confronto

Zona de Confronto não escapa de tipos caricatos e não raro carrega a mão nos embates entre a dupla policial, que tem posições distintas em relação à investigação do caso de sufocamento que abre a história. São derrapadas de cineastas iniciantes, mas que acertam ao injetar humanidade em meio ao caos. A conversa entre Mike e a mãe de Amos, que não sabe da relação do tira com o filho, coloca a questão imigratória sob uma perspectiva lúcida, realista e triste. Em tempo: Shorta, o título original, é polícia em árabe.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Zona de Confronto/Shorta
Direção: Frederik Louis Hviid, Anders Ølholm
Duração: 108 minutos

País de Produção/Ano: Dinamarca, 2020
Elenco: Jacob Lohmann, Simon Sears, Tarek Zayat, Arian Kashef
Distribuição: Synapse

Assista Agora!
NET NOW iTunes Google Play Youtube Vivo Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!