“Não consigo respirar, não consigo respirar”, diz um jovem abatido por policiais no simbólico início de Zona de Confronto. O legado de violência da morte por sufocamento de George Floyd na Minneapolis de 2020 ganha um eco poderoso nessa fábula urbana dinamarquesa produzida por Morten Kaufmann, do premiado A Caça. O cenário da brutalidade policial agora é o fictício gueto de Svalegården, reduto de imigrantes árabes e de onde o rapaz muçulmano sai direto para a UTI.
As ruas são tomadas por manifestantes e a ordem para os policiais do distrito próximo é manter distância do bairro. O aviso pouco vale para a dupla de tiras formada pelo esquentadinho Mike (Jacob Lohmann, Loucos por Justiça) e o idealista Jens (Simon Sears), que entram na área na cola de um carro suspeito, com uma criança no banco traseiro. O lugar vira um barril de pólvora com a presença dos agentes, e o truculento Mike solta a primeira faísca ao fazer uma revista abusiva no adolescente invocado Amos Al-Shami (Tarek Zayat). Quando a bomba estoura e o cerco se fecha, sobra para o garoto guiá-los até um ponto de fuga.
Exibido no Festival de Veneza, o drama policial marca a estreia em longa dos diretores e roteiristas Frederik Louis Hviid e Anders Ølholm. Se falta originalidade ao enredo, sobra tensão na trama que guarda semelhanças com a de Os Miseráveis, o filmaço de Ladj Ly indicado ao Oscar 2020 pela França e vencedor do Prêmio do Júri em Cannes. A violência policial, o preconceito racial e a intolerância permeiam as duas narrativas, que ainda enfocam a disparidade moral entre membros da força de segurança.
Zona de Confronto não escapa de tipos caricatos e não raro carrega a mão nos embates entre a dupla policial, que tem posições distintas em relação à investigação do caso de sufocamento que abre a história. São derrapadas de cineastas iniciantes, mas que acertam ao injetar humanidade em meio ao caos. A conversa entre Mike e a mãe de Amos, que não sabe da relação do tira com o filho, coloca a questão imigratória sob uma perspectiva lúcida, realista e triste. Em tempo: Shorta, o título original, é polícia em árabe.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Zona de Confronto/Shorta
Direção: Frederik Louis Hviid, Anders Ølholm
Duração: 108 minutos
PaÃs de Produção/Ano: Dinamarca, 2020
Elenco: Jacob Lohmann, Simon Sears, Tarek Zayat, Arian Kashef
Distribuição: Synapse