terça, 15 de julho de 2025
Streaming Comédia Dramática

Sra. Harris Vai a Paris


Sra. Harris Vai a Paris
Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo iTunes Google Play Youtube

É 1957, mas a inglesa Ada Harris mantém a esperança de receber notícias do marido, desaparecido desde 1942 na Segunda Guerra Mundial. Enquanto isso, segue a vida de cabeça erguida e sorriso no rosto, paga as contas como faxineira e à noite vai ao pub. Entre seus clientes, há um senhor faceiro sempre acompanhado de uma “sobrinha” diferente, uma jovem aspirante à atriz e uma aristocrata esnobe – a única que não a paga em dia. Pois é no luxuoso quarto dessa última que Ada se depara com um magnífico vestido Christian Dior. Seus olhos brilham, mas a patroa quebra logo o encanto. “É alta costura e custou 500 libras.” Ou seja, não é pra você.

Sra. Harris Vai a Paris

Há algo da sonhadora Amélie Poulain nessa personagem para quem tudo parece possível. Só não é caricata porque interpretada por Lesley Manville, com a mesma sutileza que lhe rendeu indicação ao Oscar por Trama Fantasma (2017), também ambientado no mundo da moda. Disponível em streaming, Sra. Harris Vai a Paris narra a epopeia dessa londrina decidida a ter um Dior para chamar de seu. A inusitada jornada começa no esforço para economizar a pequena fortuna de 500 libras.

Sra. Harris Vai a Paris

Ada Harris nasceu na literatura em 1958, como heroína de uma série de quatro livros de Paul Gallico (1897-1976), mesmo autor do romance que deu origem ao clássico O Destino do Poseidon (1972). Houve uma versão para a TV em 1992, com Angela Lansbury e Omar Sharif, este na pele de um marquês, agora vivido com toda pompa pelo francês Lambert Wilson (Benedetta). É ele quem a resgata de um vexame. Quando finalmente chega a Paris e ao ateliê Dior, na requintada Avenida Montaigne, Ada é escorraçada pela gerente, na pele de ninguém menos que Isabelle Huppert (Obsessão).

Sra. Harris Vai a Paris

Admirado pela determinação da proletária em ser atendida, o marquês a defende e a acompanha ao salão onde Dior apresentará sua última coleção. O desfile é um deslumbre e valeu a indicação ao Oscar 2023 de melhor figurino. Daí até Ada realizar seu sonho, ou não, o filme corre com leveza e otimismo. Seu valor, porém, está no enfoque político do diretor Anthony Fabian, que volta sua objetiva para a classe operária. O ímpeto de Ada conquista os funcionários da maison, das costureiras às modelos.

Sra. Harris Vai a Paris

Como a faxineira no seu dia a dia, todos ali dão o seu melhor, mas passam despercebidos e vivem muito longe do glamour quando as luzes se apagam. Atenção para a participação do galã Lucas Bravo, da série Emily em Paris. Esses seres “invisíveis” tornam-se nítidos em uma Paris assolada por greves – qualquer semelhança com a situação atual da França não é mera coincidência. Ada percorre as ruas tomadas pelo lixo não recolhido e sente a onda da coletividade ganhar força nos bastidores da Dior. Sim, a intrépida londrina não só levanta a voz para conseguir seu vestido como inspira a todos na forma simples de lidar com problemas cabulosos. A sra. Harris é exemplar.  




Trailer

Ficha Técnica

Título: Sra. Harris Vai a Paris / Mrs. Harris Goes to Paris
Direção: Anthony Fabian
Duração: 115 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido, Canadá, Hungria, França, Bélgica, 2022
Elenco: Lesley Manville, Isabelle Huppert, Jason Isaacs, Anna Chancellor, Lambert Wilson, Alba Baptista, Lucas Bravo, Rose Williams
Distribuição: Universal Pictures

Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo iTunes Google Play Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).