quarta, 29 de junho de 2022
Streaming Drama Histórico

Benedetta


Benedetta
Assista Agora!
iTunes NET NOW Google Play Youtube Vivo Play

“Seu corpo é seu pior inimigo, melhor não se sentir bem nele”, diz a freira à pequena Benedetta, quando a noviça reclama que a bata lhe pinica a pele. Mas Benedetta descobre o prazer carnal e a forma como usa seu corpo a coloca na mira da Santa Inquisição. Atos Impuros – A Vida de Uma Freira Lésbica na Itália da Renascença é o nome do romance da historiadora Judith C. Brown, adaptado por Paul Verhoeven no controverso Benedetta. O diretor holandês ganhou fama com RoboCop, mas deu o que falar pelo erotismo de Showgirls, pela antológica cruzada de pernas de Sharon Stone em Instinto Selvagem, pela executiva estuprada de Elle, e agora pela religiosa que usa a imagem de um santo esculpido em forma de pênis para se divertir com a amante.

Benedetta

É o papel mais desafiador da carreira da estrela belga Virginie Efira (Um Amor Impossível), que se despe de corpo e alma para dar vida à Benedetta Carlini, figura nebulosa que transita entre a santidade e o oportunismo. Nascida em uma família de classe média em 1590, Benedetta teve seu lugar garantido no convento por um dote do pai. Não fica claro se os estigmas que apresenta na idade adulta foram forjados e se as visões de Jesus são fantasiosas. As suspeitas não impedem que a Madre Superiora (Charlotte Rampling, Duna) veja ali a chance de atrair fiéis para Pescia, na região da Toscana. Uma jogada de marketing? Há algo de podre na Igreja Católica e Verhoeven se ampara em fatos para fazer sua denúncia.

Benedetta

O jogo de devoção e poder ganha um elemento extra com o escandaloso romance entre Benedetta e Bartolomea (Daphne Patakia). A moça é escalada para acudi-la nos frequentes episódios de delírio, em alguns dos quais Benedetta engrossa a voz como se tomada por Cristo. O diretor investe na nudez e em fortes cenas de sexo para escancarar a devassidão que levou as duas a julgamento. Os autos do processo estão arquivados e serviram de base para o livro de Judith C. Brown. Verhoeven não só compartilha o interesse religioso com a autora como escreveu ele mesmo a biografia Jesus of Nazareth, publicada em 2008, em que desmistifica Cristo como ser divino pela análise da obra de estudiosos bíblicos.

Benedetta

Sem medo de incomodar, Benedetta também promove encontros carnais com Jesus, mesmo que na mente perturbada da protagonista. Escrito por Verhoeven em parceria com David Birke (Elle), o roteiro faz a Peste Negra que devastou a Europa nos séculos 16 e 17 ressoar no tempo presente. A pandemia como instrumento de autoritarismo e manipulação. Vocês vão ver. Benedetta não é uma personagem cativante, mas a imagem da freira lésbica é emblemática neste século marcado pelas causas LGBTs. O filme dividiu opiniões depois da première no Festival de Cannes, mas figurou na lista dos 10 melhores de 2021 da lendária revista Cahiers du Cinéma.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Benedetta
Direção: Paul Verhoeven
Duração: 131 minutos

País de Produção/Ano: França/Bélgica/Holanda, 2021
Elenco: Virginie Efira, Daphné Patakia, Charlotte Rampling, Lambert Wilson
Distribuição: Imovision

Assista Agora!
iTunes NET NOW Google Play Youtube Vivo Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!