quinta, 26 de maio de 2022
Streaming Drama

Roda do Destino


Roda do Destino
Assista Agora!
A La Carte NET NOW

Antes de ser celebrado em Hollywood com o Oscar 2022 de Filme Internacional por Drive My Car, o cineasta japonês Ryusuke Hamaguchi já circulava entre os queridinhos dos festivais internacionais. Roda do Destino venceu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim em 2021. Os três contos reunidos aqui são parte de uma antologia com sete histórias curtas que ele pretende levar às telas. O feminino banha as narrativas ambientadas em Tóquio, e que têm o acaso como motor de transformações na vida das personagens.

Roda do Destino

O primeiro segmento começa dentro de um táxi, onde uma jovem conta à amiga sobre o homem por quem está apaixonada. A cada novo e picante detalhe, a outra chega à conclusão de que o sujeito é seu antigo namorado, que ficou péssimo quando terminaram. O segredo é mantido, mas ela procura o ex e nesse confronto Hamaguchi arma um jogo de poder e sedução em que ilumina o sentimento de posse e a dificuldade do desapego. O destino se encarrega do reunir os três em um desfecho moralmente justo.

Roda do Destino

Com o desejo e o sexo como guia de sua cinematografia, o diretor brinca com o erotismo no segundo capítulo. Depois de uma transa quente, rapaz escala a namorada como isca de uma vingança contra o professor que o reprovou. Munida de um gravador, ela o procura e tenta seduzi-lo ao ler partes do romance erótico que o tornou best-seller. A reação dele e a conversa que se estabelece é de uma honestidade cortante, em que ambos baixam as armas e expõe questões íntimas. A delicadeza e o humor sutil desse bloco é notável.

Roda do Destino

Um futuro em que a internet sofreu um bug e deu fim ao universo on-line é a inusitada moldura do último conto. Em Tóquio para uma reunião de ex-alunos, uma mulher cruza no metrô com outra e acredita ser seu amor de juventude. Agora uma pacata mãe de família, a moça convida a amiga para ir à sua casa. O diálogo criado por Hamaguchi é um revelador jogo de erros, em que a realidade – agora analógica – não é bem o que elas esperavam. Isso não as impede, porém, de compartilhar suas inquietudes.

Roda do Destino examina as intervenções do acaso em um mundo em que pouca gente se dá conta de que o trivial é o fundamental. O jovem cineasta japonês sabe que a grandiosidade está nas pequenas coisas e em surpresas de vida que, pelo livre arbítrio, podem, ou não, ser revertidas em agentes de mudanças. Seu cinema é ímpar, daqueles a se acompanhar cada passo.  




Trailer

Ficha Técnica

Título: Roda do Destino/Gûzen to sôzô
Direção: Ryusuke Hamaguchi
Duração: 121 minutos

País de Produção/Ano: Japão, 2021
Elenco: Kotone Furukawa, Ayumu Nakajima, Hyunri, Kiyohiko Shibukawa, Katsuki Mori, Shouma Kai
Distribuição: Pandora Filmes

Assista Agora!
A La Carte NET NOW

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!