quinta, 26 de maio de 2022
Streaming Drama

Drive My Car


Drive My Car
Assista Agora!
MUBI iTunes NET NOW Google Play Youtube

Vencedor do Oscar, do Bafta e do Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Estrangeiro, premiado em Cannes, Toronto e em outra dezena de festivais, Drive My Car colocou a nova geração da cinematografia japonesa sob os holofotes. Dirigido por Ryusuke Hamaguchi, esse drama com três horas de duração é uma obra delicada, contemplativa, que demanda paciência e entrega do espectador. Adaptada do conto de Harumki Murakami, a trama acompanha o processo de luto de Yûsuke Kafuku (Hidetoshi Nishijima), mas é também uma história de amor, traição e arte, que ainda flerta com o policial.

Drive My Car

Um prólogo de 40 minutos foca a relação entre o protagonista, que é ator e diretor de teatro, com Oto (Reika Kirishima), a esposa roteirista. Na cama, ela narra ao marido parte de seu novo projeto, um relato sensual que termina com uma cena de masturbação feminina. Oto é uma mulher linda, bem-sucedida e feliz no casamento, apesar da perda de uma filha. Um dia depois de descobrir um segredo sobre a mulher, porém, Kafuku fica viúvo de forma repentina. Só então os créditos de abertura preenchem a tela. A história avança dois anos e o traz de malas prontas para uma temporada em Hiroshima, onde vai assumir uma nova montagem de Tio Vânia, de Checkov.

Drive My Car

Destruída pela bomba atômica durante a Segunda Guerra, a cidade da ilha de Honshu renasceu das cinzas e alcançou a modernidade. O diretor faz um sensível paralelo do cenário com o protagonista, ainda em cacos emocionalmente. A vida imita a arte também nos ensaios da peça, em um instigante jogo metalinguístico. Kafuku faz escolhas ecléticas para o elenco, como se bagunçasse a ordem natural. Para o papel de Sônia, sobrinha do protagonista, escala uma atriz muda. Para tio Vânia, elege um rapaz muito mais novo que o personagem, um jovem ator que lhe foi apresentado por Oto, dias antes da morte dela. Estão todos fora da zona de conforto.

Drive My Car

Para Kafuku, não é nada agradável ser obrigado pela organização do evento a ceder a direção de seu xodó, um Saab 900 vermelho, para uma motorista, Misaki (Tôko Miura), moça calada e extremamente profissional. No trajeto diário para o teatro, eles ouvem o tape com a gravação de Tio Vânia que Oto fez especialmente para ajudar o marido a ensaiar as falas, quando ele mesmo protagonizou a peça. A voz suave de Oto será o elo de Misaki com a arte. Ela também enfrenta traumas pessoais, que o enredo desvenda sem pressa. Naquele pequeno casulo vermelho, esses dois seres machucados pela vida começam a se abrir. É lindo de ver.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Drive My Car/Doraibu mai kâ
Direção: Ryusuke Hamaguchi
Duração: 180 minutos

País de Produção/Ano: Japão, 2021
Elenco: Hidetoshi Nishijima, Reika Kirishima, Tôko Miura
Distribuição: O2 Play

Assista Agora!
MUBI iTunes NET NOW Google Play Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!