Christian Bale é mesmo um ator formidável. E não só pelas mudanças físicas – engordou 20 quilos para Vice (2018) e emagreceu quase 15 quilos para a interpretação que lhe deu o Oscar, o viciado de O Vencedor (2010). Em O Pálido Olho Azul, ele expressa no olhar experiências de uma vida toda. A dor pela morte da esposa e pelo sumiço da filha está estampada no rosto de seu personagem, o investigador Augustus Landor.
Lendário por decifrar códigos, controlar levantes e realizar interrogatórios pacíficos, ele é convocado para investigar, discretamente, o enforcamento de um cadete na Academia Militar de West Point. É 1830 e tudo o que o governo de Nova York não quer é um escândalo ao redor da renomada instituição. Além do mistério em si, a grande sacada da produção original da Netflix é a presença do jovem Edgar Allan Poe, na pele do excelente Harry Melling (The Old Guard). O poeta e futuro autor do celebrado O Corvo foi realmente aluno da academia, e no filme usa toda a sua astúcia como assistente de Landor na apuração.
Charlotte Gainsbourg (Noites de Paris), Gillian Anderson (série Sex Education) e Lucy Boynton (Bohemian Rhapsody) estão entre as raras personagens femininas. São elas, porém, que provocam desconforto na turma do Bolinha e injetam combustível em uma trama macabra com toques de misticismo e ocultismo. Adaptação do romance de Louis Bayard, O Pálido Olho Azul é a terceira parceria entre Christian Bale e o diretor e roteirista Scott Cooper, depois de Tudo por Justiça (2013) e Hostis (2017).
Embora envolvente, a narrativa é linear e não foge ao convencional. É tudo uma questão de clima, da sensação de que há sempre alguém à espreita nas vielas escuras por onde passam Landor e Allan Poe. A investigação ganha fôlego com a ocorrência de novas mortes e a descoberta de uma estranha irmandade formada por um grupo de cadetes. O espectador pode até se entediar no decorrer das pouco mais de duas horas de duração, mas a revelação final é prova de que em O Pálido Olho Azul nada é o que parece.
Trailer
Ficha Técnica
Título: O Pálido Olho Azul/The Pale Blue Eye
Direção: Scott Cooper
Duração: 128 minutos
País de Produção/Ano: EUA, 2022
Elenco: Christian Bale, Harry Melling, Simon McBurney, Timothy Spall, Toby Jones, Charlotte Gainsbourg, Gillian Anderson, Robert Duvall, Lucy Boynton
Distribuição: Netflix
Comentar
Comentários (0)