quinta, 10 de outubro de 2024
Streaming Drama Thriller

O Mauritano


O Mauritano
Assista Agora!
iTunes Google Play Youtube Vivo Play Looke

Jodie Foster ganhou o Globo de Ouro 2021 de atriz coadjuvante e Tahan Rahim (série O Paraíso e a Serpente) concorreu como melhor ator pela atuação em O Mauritano, também indicado a cinco BAFTAs (o Oscar britânico). Duas vezes premiada com o Oscar, por Acusados (1988) e O Silêncio dos Inocentes (1991), Jodie filma cada vez menos, então é um privilégio vê-la em cena. Já o francês Tahar Rahim dá passos firmes em direção ao topo dos grandes astros da nova geração. Sabe bem que o viu em O Profeta (2009), na assombrosa performance que o revelou ao mundo.

Tudo isso para dizer que O Mauritano é o tipo de filme que demanda uma dupla desse nível para funcionar, porque a ação aqui é mental. Embora seja um drama de tribunal, o enredo foca nos bastidores que antecedem o julgamento. Em novembro de 2001, no caos mundial instalado após o fatídico atentado de 11 de Setembro, o engenheiro Mohamedou Ould Slahi (Tahar Rahim) é preso em casa, na Mauritânia, em uma operação orquestrada a pedido dos Estados Unidos. A acusação: ser membro da Al-Qaeda, ter contato com Osama Bin Laden e ter recrutado terroristas para o ataque às Torres Gêmeas.

O Mauritano

A saga jurídica e pessoal do prisioneiro, detido em Guantánamo, é o estofo do filme. De um lado, está a ativista pelos direitos humanos e advogada de defesa Nancy Hollander (Jodie Foster) – Shailene Woodley (Os Descendentes) faz sua assistente. Do outro, temos o Tenente Coronel Stuart Couch (Benedict Cumberbatch, A Batalha das Correntes), que representa a acusação do governo norte-americano. Entre eles, a ética e os meandros da Justiça. O próprio Slahi narrou seu martírio em O Diário de Guantánamo, best-seller autobiográfico escrito em cativeiro.

Incapaz de conseguir provas para condená-lo, o governo americano o submete ao terror para arrancar-lhe uma confissão. Privação de sono, hipotermia, abuso sexual e psicológico estavam entre os métodos que, quando revelados, colocaram Guantánamo no centro de um escândalo internacional. O diretor Kevin Macdonald (O Último Rei da Escócia) venceu o Oscar de melhor documentário por Munique, 1972: Um Dia em Setembro, sobre o atentado terrorista palestino durante as Olímpiadas de Munique. Ele recebeu a estatueta em 2000. Mal sabia que, no ano seguinte, o mundo seria abalado por outra tragédia também ocorrida em setembro.

O Mauritano

Em O Mauritano, o cineasta se atém aos fatos e deixa por conta do elenco valorizar o drama humano. Tahar Rahim é excelente em papéis dúbios. Seu Slahi é um sujeito simpático e afável, mas guarda um mistério no olhar. A incerteza quanto a sua inocência é um motor narrativo importante. O medo tomou conta do mundo depois do 11 de Setembro de 2001, e a sede de vingança naquele primeiro momento tornou a realidade um tanto turva. Dá para entender o calvário de Slahi, mas não dá para justificá-lo.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Mauritano/The Mauritanian
Direção: Kevin Macdonald
Duração: 129 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA, 2021
Elenco: Tahar Rahim, Jodie Foster, Benedict Cumberbatch, Shailene Woodley, Clayton Boyd
Distribuição: Film &, TV House

Assista Agora!
iTunes Google Play Youtube Vivo Play Looke

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!