quarta, 17 de agosto de 2022
Streaming Aventura

O Chamado da Floresta


O Chamado da Floresta
Assista Agora!
Vivo Play Disney Plus

Nosso eterno Indiana Jones, Harrison Ford completa 80 anos neste 13 de agosto. São 49 filmes em 52 anos de carreira. Disponível no streaming Disney+, seu trabalho mais recente é de 2020 e feito sob medida para agradar a garotada em férias. Inspirado no romance de Jack London (1876-1916), O Chamado da Floresta é a primeira produção da Fox Animation sob o comando da Disney, que se filia às populares aventuras na neve escritas pelo autor, como Caninos Brancos.

Em sua primeira incursão no live action, o diretor Chris Sanders (Como Treinar o Seu Dragão) contou com o roteiro de Michael Green (indicado ao Oscar pelo roteiro de Logan) e um orçamento milionário de computação gráfica para criar todos os animais em cena, inclusive o protagonista Buck. O imenso e adorável cão, cruzamento de são-bernardo com pastor-escocês, ganhou vida pela captura de movimento do atleta-ator Terry Notary, que já deu corpo ao gorilão de Kong: A Ilha da Caveira. Buck pesa cerca de 70 quilos, ao que parece, mas tem muito mais de humano do que o peso, o que não necessariamente conta a seu favor nem a favor do filme.

O Chamado da Floresta

Harrison Ford assume o papel do ermitão John Thornton, que já foi de Clark Gable, Charlton Heston e Hutger Hauer em versões prévias, lançadas em 1935, 1972 e 1997 - esta última na televisão. Esse homem entristecido pela morte do filho e pelo casamento desfeito pela dor, só entra em cena na segunda metade do filme, depois de Buck ser sequestrado de seu quente e amistoso lar na Califórnia e levado para a gélida região de Yukon, na fronteira entre o Canadá e o Alaska, na época da corrida do ouro nos anos 1890.

O cão sofre maus tratos em todo o longo percurso, integra a matilha que puxa o trenó do simpático carteiro Perrault (Omar Sy, da série Lupin) e vira carrasco do inescrupuloso e ganancioso Hal (Dan Stevens, A Bela e a Fera). Salvo por John, Buck vai lhe fazer companhia numa grande aventura: John faz as pazes consigo mesmo, e Buck, com o chamado da sua natureza. O gol seria levar para a criançada a mensagem de respeito por si mesmo, pelo meio ambiente e por seus dons e talentos naturais, mas ela corre o risco de se perder na abordagem adulta demais da história.

O Chamado da Floresta

Parceiro habitual de Steven Spielberg e ganhador de dois Oscar (A Lista de Schindler, O Resgate do Soldado Ryan), o diretor de fotografia polonês Janusz Kaminski filma lindamente a natureza, que tem papel de protagonista e disfarça a costura desajeitada dos clichês. Dessa vez, no entanto, o artificialismo da tecnologia incomoda. Mas se o espectador embarcar no excesso de fofura de Buck, não vai se decepcionar. Quem se destaca, inadvertidamente, é o carismático ator francês Omar Sy, numa breve passagem que traz de volta a nostalgia de um tempo em que as cartas, escritas à mão, levavam de porta em porta não apenas palavras, mas sentimentos, vida.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Chamado da Floresta/The Call of the Wild
Direção: Chris Sanders
Duração: 100 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2019
Elenco: Harrison Ford, Omar Sy, Cara Gee, Dan Stevens, Bradley Whitford, Karen Gillan
Distribuição: 20th Century Studios

Assista Agora!
Vivo Play Disney Plus

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!