quinta, 18 de abril de 2024
Streaming Drama Histórico

Munique: No Limite da Guerra


Munique: No Limite da Guerra
Assista Agora!
Netflix

Há na internet inúmeras imagens de Adolf Hitler cercado por Neville Chamberlain, Édouard Daladier e Benito Mussolini após a assinatura do Acordo de Munique, em setembro de 1938. A reunião entre o Führer, os primeiros-ministros britânico e francês, e o ditador fascista italiano foi a última tentativa de evitar uma nova guerra na Europa. O líder nazista recebeu um “afago”: a concessão de parte da Tchecoslováquia. Um ano depois, em setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia e deu sequência à política expansionista com a Segunda Guerra Mundial. A produção da Netflix Munique: No Limite da Guerra parte dos fatos para imaginar como teriam sido os bastidores do encontro na cidade alemã e o período que o antecede.

Munique: No Limite da Guerra

Baseada no romance histórico de Robert Harris, a trama apresenta seus fictícios protagonistas em um prólogo ambientado em 1932, no campus da Universidade de Oxford. Ali estão, bêbados, três estudantes: os alemães Paul (Jannis Niewöhner) e Lenya (Liv Lisa Fries), e o inglês Hugh. Este último é interpretado por George MacKay, estrela ascendente de sucessos como 1917 e Capitão Fantástico. Um papo sobre Hitler provoca uma discussão entre eles, logo abrandada por novos goles. A narrativa então avança para 1938, agora com Hugh como diplomata, pai de família e secretário do primeiro-ministro Chamberlain. Paul, por sua vez, é membro do departamento de relações exteriores da Alemanha, e Lenya... sem spoilers!

Munique: No Limite da Guerra

A amizade do trio é o fio de sustentação da história, que envereda para o thriller de espionagem com direito a conspiração de assassinato. Jeremy Irons (Casa Gucci) dá vida a um Chamberlain pacifista e crédulo, que teve a postura perante os nazistas criticada por seu futuro sucessor, Winston Churchill, em uma frase célebre: “Você teve a escolha entre a guerra e a desonra. Você escolheu a desonra e terá a guerra!”. A rotina de Hugh no gabinete do primeiro-ministro prepara o terreno para a ação engendrada pela inteligência britânica - o MI6 -, que pretende usá-lo para obter um documento durante a conferência de Munique. Essa movimentação é muito tensa.

Munique: No Limite da Guerra

O diretor Christian Schwochow perde-se um pouco no ritmo ao tentar abraçar mais do livro original do que cabe nas duas horas e pouco de Munique. A crise no casamento do diplomata britânico é enfadonha e não acrescenta nada. Mesmo as cenas de Chamberlain com a esposa parecem firulas. Melhores são os encontros entre entre Paul e Hitler. Interpretado por Ulrich Matthes, que viveu Joseph Goebbels em A Queda!, o monstro nazista deixa os nervos do funcionário – e do espectador – à flor da pele ao lhe lançar olhares enigmáticos, entre intimidação e admiração. Munique é envolvente, embora convencional, e tem o mérito de iluminar um episódio histórico pouco retratado no cinema.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Munique: No Limite da Guerra/Munich: The Edge of War
Direção: Christian Schwochow
Duração: 130 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA, 2021
Elenco: George MacKay, Jannis Niewöhner, Jeremy Irons, Liv Lisa Fries, Sandra Hüller, August Diehl, Ulrich Matthes
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!