terça, 16 de abril de 2024
Cinema Comédia Dramática

Meu Vizinho Adolf


Meu Vizinho Adolf
Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

O que você procura quando pensa em curtir um filme? Se a intenção é encontrar uma história original nesse mar poluído de adaptações repetitivas, ou produções panfletárias e lacradoras, Meu Vizinho Adolf! é sua escolha entre as novidades no cinema. O protagonista é Marek Polsky (David Hayman, O Menino do Pijama Listrado), sobrevivente do Holocausto. Na América do Sul dos anos 1960, o idoso ranzinza vive isolado, tem problemas de saúde, e é avesso a qualquer tipo de relacionamento.

Meu Vizinho Adolf

Exímio jogador de xadrez, sua estratégia tem sido manter a casa ao lado vazia e as rosas negras vivas e lindas, como gostava a falecida esposa. Quis o destino que um novo morador, o misterioso Herzog (Udo Kier, Bacurau), chegasse ao endereço para acabar com a paz e, ainda por cima, obrigá-lo a devolver parte do terreno irregularmente ocupado. Para piorar, Polsky acredita que ele é ninguém menos do que Adolf Hitler. Após uma denúncia ao serviço de inteligência israelense, devidamente ignorada, ele mergulha numa tensa investigação particular que mudará o seu jeito de olhar o mundo e, principalmente, as pessoas.

Meu Vizinho Adolf

Dos produtores do premiado A Sombra de Stalin (2019), esse é o segundo longa do russo Leon Prudovsky, premiado em Veneza pelo curta Dark Night (2005). Modesta, mas bem resolvida coprodução Israel, Polônia e Colômbia, My Neighbor Adolf (título original) envolve pela leveza com que aborda temas como a maldade e o drama dos sobreviventes do nazismo, assim como a velhice, o amor e a compaixão. Há momentos pitorescos, de um emblemático pedido de “Sorria!” para a pintura de um retrato até as inusitadas descobertas sobre o antagonista. De autoria do próprio cineasta, o roteiro diverte com os encontros regados a vodka, que confirmam que “o banheiro é a igreja de todos os bêbados”, como disse Cazuza. E emociona com a destruição de intransponíveis barreiras para a construção de uma improvável amizade.

Meu Vizinho Adolf
Meu Vizinho Adolf! faz referência ao clássico Janela Indiscreta (1954), de Alfred Hitchcock. Já a cena que ilustra o cartaz, com a cerca divisória das propriedades e seus significados nesta obra (e na vida), remete à famosa tela dividida tão usada por Brian De Palma, outro mestre do suspense. Coincidência? Pode ser. O fato é que em outra sequência, essa até ultrajante e já perto do fim, impressiona ver como violência, desespero e ternura podem estar juntos e tão bem retratados. Como no tabuleiro do xadrez, jogo adorado pela vítima e o suposto algoz, as peças da trama são movimentadas com inteligência e risco. Xeque-mate cinematográfico.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Meu Vizinho Adolf / My Neighbor Adolf
Direção: Leon Prudovsky
Duração: 96 minutos

País de Produção/Ano: Israel, Polônia, Colômbia, 2022
Elenco: David Hayman, Udo Kier, Olivia Silhavy, Kineret Peled, Tomasz Sobczak
Distribuição: A2 Filmes

Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Compartilhe!

Roberto Cunha

Roberto Cunha

Posts do Autor

Louco por filmes e séries. No caldeirão profissional, trabalhou na Rede Globo, Jornal do Brasil, Rádio Transamérica e Telecine. Foi editor-chefe do AdoroCinema, editor-executivo da revista Preview e membro do Super-Júri JB (Revista Programa). Produziu, escreveu e apresentou o Drops de Cinema na Rádio Cidade e na StereoZero (webradio), ambas do Grupo JB FM, do Rio de Janeiro.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (2)

Ordenar Por
Tema: Meu Vizinho Adolf
5/5 (2)
 
Gravatar
Novo
Brunno Guedes
Gravatar
1
1
0
Maio 2023
Brunno Guedes diz...

Sempre é bom ler o que o Roberto cunha faz. Gosto das observações.

Gravatar
Novo
Milton Carlos
Gravatar
1
1
0
Maio 2023
Primeiro
Milton Carlos diz...

Excelente Roberto Cunha

Página 1 de 1