Paul Thomas Anderson, ou PTA, foi triplamente indicado ao Oscar 2022 por Licorice Pizza: melhor filme, direção e roteiro original. Depois da obra-prima Trama Fantasma (2017), que exigiu tanto de Daniel Day-Lewis que o astro anunciou a aposentadoria, o diretor pega leve na comédia romântica banhada por suas recordações da vida no Vale de San Fernando, em Los Angeles. A história tem um quê de Eduardo e Mônica, adaptação da canção de Renato Russo também já disponível em streaming. Aqui a dupla central é de estreantes. Gary Valentine, o adolescente de 15 anos que se apaixona por uma jovem de 25, é vivido por Cooper Hoffman, filho do saudoso Philip Seymour Hoffman (1967-2014), parceiro frequente do diretor em filmes como Boogie Nights – Prazer Sem Limites e O Mestre.
Seu objeto de desejo, Alana Kane, foi escrita especialmente para Alana Haim, integrante da banda de pop rock Haim, para a qual o cineasta dirigiu vários videoclipes. O projeto é tão pessoal que os pais e as irmãs da cantora foram escalados como sua família no filme, e atuaram na base do improviso. É justamente a espontaneidade do elenco que cativa o público. O enredo é simples, mas vem envelopado como um legítimo filme de época. Inspirado pelo clássico de George Lucas American Graffiti (Loucuras de Verão), PTA narra a saga romântica de Gary e Alana em 1973. Tempos da calça boca de sino, do telefone de disco, de The Doors e David Bowie nas rádios, e dos discos de vinil, os licorice pizza do título – a gíria vem da aparência, por conta da cor do alcaçuz escuro e o tamanho de uma pizza pequena.
Se na música da Legião Urbana “Eduardo e Mônica eram nada parecidos. Ela era de Leão e ele tinha dezesseis”, Alana e Gary também têm pouco em comum. Ela faz pouco caso das investidas dele, mas há algo instigante naquele moleque confiante, ator mirim de certa fama e com veia de empreendedor. Nem Alana sabe explicar por que decide ser sua parceira em uma loja de colchões de água. Os encontros e desencontros desses dois servem de subterfúgio para PTA resgatar figuras célebres da Hollywood da época. Sean Penn faz um astro beberrão e sedutor, inspirado em William Holden, de Crepúsculo dos Deuses (1950). Hilário em cena, Bradley Cooper dá vida a John Peters, que namorou Barbra Streisand e produziu Nasce Uma Estrela, cuja versão mais recente reuniu Cooper e Lady Gaga.
Em uma sequência divertida e primorosamente filmada, Alana dirige um caminhão em marcha à ré por ruas íngremes. A ousada manobra é uma tentativa de escapar de uma situação de perigo. Uma metáfora de sua postura negacionista diante do amor improvável por Gary? Pode ser. Mas é também o reflexo de uma sensível mudança de sentido não no estilo, mas no ânimo do cineasta em relação ao ser humano. Sua antologia de personagens é uma Babel disfuncional. Até sapos caíram dos céus no apocalíptico Magnólia. Licorice Pizza é um inusitado e bem-vindo sopro de otimismo na carreira de PTA.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Licorice Pizza
Direção: Paul Thomas Anderson
Duração: 133 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA, 2021
Elenco: Alana Haim, Cooper Hoffman, Sean Penn, Bradley Cooper, Tom Waits, Skyler Gisondo, Christine Ebersole
Distribuição: Universal Pictures