quinta, 26 de maio de 2022
Streaming Comédia Romântica

Licorice Pizza


Licorice Pizza
Assista Agora!
iTunes Google Play Youtube

Paul Thomas Anderson, ou PTA, foi triplamente indicado ao Oscar 2022 por Licorice Pizzamelhor filme, direção e roteiro original. Depois da obra-prima Trama Fantasma (2017), que exigiu tanto de Daniel Day-Lewis que o astro anunciou a aposentadoria, o diretor pega leve na comédia romântica banhada por suas recordações da vida no Vale de San Fernando, em Los Angeles. A história tem um quê de Eduardo e Mônica, adaptação da canção de Renato Russo também já disponível em streaming. Aqui a dupla central é de estreantes. Gary Valentine, o adolescente de 15 anos que se apaixona por uma jovem de 25, é vivido por Cooper Hoffman, filho do saudoso Philip Seymour Hoffman (1967-2014), parceiro frequente do diretor em filmes como Boogie Nights – Prazer Sem Limites e O Mestre.

Licorice Pizza

Seu objeto de desejo, Alana Kane, foi escrita especialmente para Alana Haim, integrante da banda de pop rock Haim, para a qual o cineasta dirigiu vários videoclipes. O projeto é tão pessoal que os pais e as irmãs da cantora foram escalados como sua família no filme, e atuaram na base do improviso. É justamente a espontaneidade do elenco que cativa o público. O enredo é simples, mas vem envelopado como um legítimo filme de época. Inspirado pelo clássico de George Lucas American Graffiti (Loucuras de Verão), PTA narra a saga romântica de Gary e Alana em 1973. Tempos da calça boca de sino, do telefone de disco, de The Doors e David Bowie nas rádios, e dos discos de vinil, os licorice pizza do título – a gíria vem da aparência, por conta da cor do alcaçuz escuro e o tamanho de uma pizza pequena.

Licorice Pizza

Se na música da Legião Urbana “Eduardo e Mônica eram nada parecidos. Ela era de Leão e ele tinha dezesseis”, Alana e Gary também têm pouco em comum. Ela faz pouco caso das investidas dele, mas há algo instigante naquele moleque confiante, ator mirim de certa fama e com veia de empreendedor. Nem Alana sabe explicar por que decide ser sua parceira em uma loja de colchões de água. Os encontros e desencontros desses dois servem de subterfúgio para PTA resgatar figuras célebres da Hollywood da época. Sean Penn faz um astro beberrão e sedutor, inspirado em William Holden, de Crepúsculo dos Deuses (1950). Hilário em cena, Bradley Cooper dá vida a John Peters, que namorou Barbra Streisand e produziu Nasce Uma Estrela, cuja versão mais recente reuniu Cooper e Lady Gaga.

Licorice Pizza

Em uma sequência divertida e primorosamente filmada, Alana dirige um caminhão em marcha à ré por ruas íngremes. A ousada manobra é uma tentativa de escapar de uma situação de perigo. Uma metáfora de sua postura negacionista diante do amor improvável por Gary? Pode ser. Mas é também o reflexo de uma sensível mudança de sentido não no estilo, mas no ânimo do cineasta em relação ao ser humano. Sua antologia de personagens é uma Babel disfuncional. Até sapos caíram dos céus no apocalíptico Magnólia. Licorice Pizza é um inusitado e bem-vindo sopro de otimismo na carreira de PTA.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Licorice Pizza
Direção: Paul Thomas Anderson
Duração: 133 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2021
Elenco: Alana Haim, Cooper Hoffman, Sean Penn, Bradley Cooper, Tom Waits, Skyler Gisondo, Christine Ebersole
Distribuição: Universal Pictures

Assista Agora!
iTunes Google Play Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!