quinta, 23 de outubro de 2025
Streaming Policial

Infiltrado na Klan


Infiltrado na Klan
Assista Agora!
Looke Google Play iTunes Telecine Play Vivo Play Youtube

Spike Lee ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado por Infiltrado na Klan. Merecia mais. John David Washington (filho de Denzel Washington, diga-se de passagem), protagonista no papel de Ron Stallworth, teve de se contentar com nomeações ao Globo de Ouro e ao SAG. Já o Festival de Cannes foi justo: Grande Prêmio do Júri. 

Foi Jordan Peele (Corra! e Nós) quem apresentou o projeto para Spike Lee, e os dois assinam a produção do filme, adaptado do livro homônimo de Ron Stallworth, o primeiro policial negro de Colorado Springs, que em 1979 conseguiu se infiltrar na Ku Klux Khan (KKK). Ron fazia o contato por telefone, e seu colega branco – e judeu - Flip Zimmerman (Adam Driver, História de Um Casamento) frequentava as reuniões. A dupla descobre o plano de um ataque em massa iminente da KKK. Ron envolve-se com uma jovem militante pelos direitos dos negros, Patrice (Laura Harrier), e acaba colocando-a em situação de risco com o romance.

Infiltrado na Klan

Na cruzada policial dessa dupla improvável, mas verídica, há um certo humor às vezes nervoso, às vezes raivoso, suspense e drama. Spike Lee utiliza todos os recursos do cinema em alta performance - direção de fotografia e de arte, figurinos, trilha sonora, interpretação - e extrai deles um ritmo e um conjunto irretocável, com uma das aberturas, cortesia de Alec Baldwin, mais instigantes de uma produção dos tempos atuais. Cinema, beleza, arte, engajamento e denúncia na sua forma mais elevada.

A cereja do bolo, no entanto, é a associação que esse extraordinário cineasta faz entre o tema maior de seu filme, que não é apenas o racismo, mas todas as faces da intolerância, nos anos 1970, e na atualidade, na América, e seja onde quer que ela aconteça - uma ponte que só a linguagem cinematográfica permite com tanta concisão e tanto impacto.

Infiltrado na Klan

Spike Lee ainda vai mais longe, e conecta seu filme com a história do cinema através da representação dos negros nela, com direito a imagens do clássico E o Vento Levou (1939) e de uma sequência – ainda hoje assustadora – de uma das produções fundadoras do cinema norte-americano, O Nascimento de uma Nação (1915), de D.W.Griffith, que, diz-se, também inspirou a criação da Ku Klux Khan, com direito à apresentação quase mítica de Harry Belafonte.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Infiltrado na Klan/ BlacKkKlansman
Direção: Spike Lee
Duração: 135 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2018
Elenco: John David Washington, Adam Driver, Laura Harrier, Topher Grace, Ashlie Atkinson, Frederick Weller, Michael Buscemi, Jasper Pääkkönen, Damaris Lewis, Ryan Eggold, Corey Hawkins, Alec Baldwin, Harry Belafonte
Distribuição: Universal

Assista Agora!
Looke Google Play iTunes Telecine Play Vivo Play Youtube

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.