Spike Lee ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado por Infiltrado na Klan. Merecia mais. John David Washington (filho de Denzel Washington, diga-se de passagem), protagonista no papel de Ron Stallworth, teve de se contentar com nomeações ao Globo de Ouro e ao SAG. Já o Festival de Cannes foi justo: Grande Prêmio do Júri.
Foi Jordan Peele (Corra! e Nós) quem apresentou o projeto para Spike Lee, e os dois assinam a produção do filme, adaptado do livro homônimo de Ron Stallworth, o primeiro policial negro de Colorado Springs, que em 1979 conseguiu se infiltrar na Ku Klux Khan (KKK). Ron fazia o contato por telefone, e seu colega branco – e judeu - Flip Zimmerman (Adam Driver, História de Um Casamento) frequentava as reuniões. A dupla descobre o plano de um ataque em massa iminente da KKK. Ron envolve-se com uma jovem militante pelos direitos dos negros, Patrice (Laura Harrier), e acaba colocando-a em situação de risco com o romance.
Na cruzada policial dessa dupla improvável, mas verídica, há um certo humor às vezes nervoso, às vezes raivoso, suspense e drama. Spike Lee utiliza todos os recursos do cinema em alta performance - direção de fotografia e de arte, figurinos, trilha sonora, interpretação - e extrai deles um ritmo e um conjunto irretocável, com uma das aberturas, cortesia de Alec Baldwin, mais instigantes de uma produção dos tempos atuais. Cinema, beleza, arte, engajamento e denúncia na sua forma mais elevada.
A cereja do bolo, no entanto, é a associação que esse extraordinário cineasta faz entre o tema maior de seu filme, que não é apenas o racismo, mas todas as faces da intolerância, nos anos 1970, e na atualidade, na América, e seja onde quer que ela aconteça - uma ponte que só a linguagem cinematográfica permite com tanta concisão e tanto impacto.
Spike Lee ainda vai mais longe, e conecta seu filme com a história do cinema através da representação dos negros nela, com direito a imagens do clássico E o Vento Levou (1939) e de uma sequência – ainda hoje assustadora – de uma das produções fundadoras do cinema norte-americano, O Nascimento de uma Nação (1915), de D.W.Griffith, que, diz-se, também inspirou a criação da Ku Klux Khan, com direito à apresentação quase mítica de Harry Belafonte.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Infiltrado na Klan/ BlacKkKlansman
Direção: Spike Lee
Duração: 135 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA, 2018
Elenco: John David Washington, Adam Driver, Laura Harrier, Topher Grace, Ashlie Atkinson, Frederick Weller, Michael Buscemi, Jasper Pääkkönen, Damaris Lewis, Ryan Eggold, Corey Hawkins, Alec Baldwin, Harry Belafonte
Distribuição: Universal