“EXTRA! EXTRA!”
Se você entendeu que as exclamações têm a ver com Jornalismo e a imprensa do passado, foi certeiro. Ao se aventurar pelas próximas linhas, descobrirá que as famigeradas #fakenews, tão comentadas atualmente, marcam presença num longa que se passa no século 19. Curioso, não? E essa é apenas uma das boas razões para quem curte um caprichado filme de época se deixar levar por Ilusões Perdidas, estreia desta semana nos cinemas.
Baseada na obra do célebre Honoré de Balzac, a produção traz a revelação Benjamin Voisin (Verão de 85) na pele do poeta Lucien de Rubempré. Provinciano e assombrado pelo sobrenome paterno, ele se apaixona por mulher rica e mais velha (Cécile de France), e decide ir a Paris atrás do sonho de ser escritor. Na capital, a ambição o faz vivenciar um amargo pesadelo junto a podridão da sociedade e da aristocracia francesa.
Auxiliado por um narrador que não compromete a obra e se justifica no final, o roteiro faz bom uso de citações, segura o ritmo e investe em diálogos que destilam acidez. Ilusões Perdidas é sobre a arte de escrever, o ofício do jornalista, a ética na imprensa, publicidade, política, traição e, acima de tudo, a embriaguez do poder e do dinheiro. O veterano Gérard Depardieu é um dos destaques do ótimo elenco, e o comando é de Xavier Giannoli, do premiado Marguerite (2015).
A requintada reconstituição de época abrange de cenários a figurinos, além da luxuosa trilha sonora com direito a Bach, Vivaldi, Mozart, Schubert e outros bambas do gênero. lllusions Perdues (no original) concorreu a nada menos que 15 prêmios no César 2022, o Oscar da França, e ganhou em 7 categorias, entre as quais Melhor Filme e Roteiro Adaptado.
Trailer
Ficha Técnica
Título: Ilusões Perdidas/Illusions Perdues
Direção: Xavier Giannoli
Duração: 149 minutos
País de Produção/Ano: França/Bélgica, 2021
Elenco: Benjamin Voisin, Xavier Dolan, Vincent Lacoste, Cécile de France, Gérard Depardieu, Jeanne Balibar
Distribuição: Califórnia Filmes
Comentar
Comentários (0)