O diretor, roteirista e ator Cédric Kahn (A Prece) confessou que queria fazer o seu próprio Festa de Família (1998), em referência ao premiado filme de Thomas Vinterberg, tanto que repete o título original, Fête de famille. Em vez da festa de casamento da produção dinamarquesa, Feliz Aniversário escolhe como cenário e ocasião para seu impiedoso mergulho nas relações familiares o aniversário de 70 anos da matriarca Andrea (Catherine Deneuve, Adeus à Noite).
O tema central é o mesmo, mas Kahn não segue à risca as regras do Dogma 95, movimento criado por Vinterberg e seu compatriota Lars Von Trier, que prega um cinema realista e natural, rodado em locação, com iluminação natural, sem efeitos especiais e com história e personagens em primeiro plano. Feliz Aniversário é um projeto de concepção cerebral, articulado em sequências e enquadramentos precisos, em que locações e fotografia simulam efeitos de naturalismo e realismo. Isso soa por demais calculado, mas a história, os diálogos e os personagens são irrepreensíveis.
São 11 personagens em cena. A aniversariante Andrea gostaria que a família só falasse de assuntos felizes, mas os ressentimentos e as acusações explodem entre os três filhos: a primogênita Claire (Emmanuelle Bercot, Filhas do Sol), instável mentalmente, o sensato Vincent (o próprio Kahn, que pela primeira vez dirige a si mesmo) e o irresponsável Romain (Vincent Macaigne, 2 Outonos e 3 Invernos). Emma (Luàna Bajrami, O Professor Substituto), filha de Claire criada pela avó, e seu namorado afrodescendente Julien (o jovem pianista Joshua Rosinet) também entram na ciranda de conflitos, da qual, na verdade, ninguém escapa.
A não ser os garotos gêmeos filhos de Vincent, que brincam e desarmam a farsa familiar com honestidade, ingenuidade e afeto genuíno. Há pelo menos duas instâncias notáveis. Uma delas é a discreta metalinguagem ou o elogio da arte, porque ora é o piano clássico e a música, ora uma peça de teatro ou o próprio cinema que se manifestam como interlocutores das emoções. A outra é a estratégia narrativa do cineasta, que coloca o espectador na cena, como testemunha. O efeito é impactante, desconcertante e certamente reflexivo. Kahn fez da sua festa de família algo familiar (até demais) a muitos de nós.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Feliz Aniversário/Fête de famille
Direção: Cédric Kahn
Duração: 101 minutos
PaÃs de Produção/Ano: França/Bélgica, 2019
Elenco: Catherine Deneuve, Emmanuelle Bercot, Vincent Macaigne, Cédric Kahn, Luà na Bajrami, Laetitia Colombani, Isabel Aimé González-Sola, Alain Artur, Joshua Rosinet
Distribuição: Imovision