quinta, 26 de novembro de 2020

O Professor Substituto


O Professor Substituto
Assista Agora!
Vivo Play NET NOW

Exibido na mostra não competitiva Sconfini, do Festival de Veneza 2019, dedicada a filmes experimentais, artísticos ou de gênero, O Professor Substituto é um autêntico suspense. Mas não apenas isso. Engendrado na singular fonte do cinema francês, é um eletrizante e aterrorizante suspense ecológico, que entrelaça de maneira inteligente múltiplas referências.

Inspirado no romance de Christophe Dufossé, o filme do diretor e roteirista Sébastien Marnier (Irrepreensível) invoca a obra de John Carpenter, em especial A Cidade dos Amadiçoados, inclusive na trilha sonora do duo tecno Zombie Zombie, e a tradição dos thrillers dos anos 1980. Ainda na música, há uma versão de “Free Money”, de Patti Smith, de dar arrepios. Além disso, Franz Kafka e sua assombrosa metamorfose paira sobre a produção, às vezes mais literalmente do que se espera.

A obra do escritor tcheco é tema do doutorado inacabado do quarentão Pierre (o talentoso Laurent Lafitte, de Estaremos Sempre Juntos), contratado para finalizar o semestre de uma turma de bem-dotados, cujo professor cometeu suicídio na classe e em frente dos alunos. Logo o professor substituto identifica um estranho grupo de seis estudantes, arrogantes, articulados, gélidos. Ao mesmo tempo sentindo-se afrontado e curioso, sem apoio dos colegas ou da diretoria da escola, Pierre decide embarcar numa investigação pessoal do grupo e de seus motivos para um comportamento tão incomum.

O que Pierre e o espectador vão descobrir é ao mesmo tempo surpreendente e trágico, com sentidos e razões que vazam da tela e incomodam profundamente. No domínio absoluto do ritmo e da linguagem do suspense, o diretor Marnier espalha pistas ao longo da narrativa, para amarrá-las num epílogo devastador. Conta, para isso, com uma acurada fotografia e performances no tom exato de seu ótimo elenco, inclusive dos jovens atores, horripilantes. 




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Professor Substituto/L heure de la Sortie
Direção: Sébastien Marnier
Duração: 103 minutos

País de Produção/Ano: França, 2018
Elenco: Laurent Lafitte, Emmanuelle Bercot, Luàna Bajrami, Pascal Greggory, Thomas Guy, Victor Bonnel
Distribuição: Supo Mungam

Assista Agora!
Vivo Play NET NOW

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!