quinta, 26 de maio de 2022
Cinema Comédia Dramática

Downton Abbey II: Uma Nova Era


Downton Abbey II: Uma Nova Era
Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Não tem problema se você não assistiu a nenhuma das seis temporadas da premiada série Downton Abbey, produzida entre 2010 e 2015, e exibida no Brasil pelo GNT. Basta ver o primeiro longa, lançado em 2019 e disponível em streaming, para acompanhar a continuação, Downton Abbey II: Uma Nova Era. Está nos cinemas e é ótima pedida para este fim de semana do Dia das Mães, porque quem está em evidência desta vez é a matriarca, a condessa Violet Crawley, na pele da sempre afiada Maggie Smith. O anúncio de que herdou uma vila no sul da França traz junto o mistério sobre um amor da juventude. 

Downton Abbey II: Uma Nova Era

Parte da família viaja à Riviera Francesa para descobrir os pormenores da inesperada herança, e os que ficam tem outro desafio no majestoso castelo. Se no filme anterior a movimentação girou ao redor da visita da família real britânica, agora o agito é mais pop. Uma equipe de filmagem pretende usar a mansão como cenário de um filme mudo. Lady Mary (Michelle Dockery) e Violet aceitam a “invasão” porque com o aluguel do espaço farão restauros na residência. Nobreza tem contas a pagar, afinal. O roteiro é novamente de Julian Fellowes, criador da série, e o diretor Simon Curtis (A Dama Dourada) entrega uma mini e elegante novelinha, sem grandes conflitos e gostosa de assistir.

Downton Abbey II: Uma Nova Era

A chegada da trupe cinematográfica deixa os funcionários em polvorosa. O galã (Dominic West) é um sujeito afável, que fica de olho no mordomo (Robert James-Collier), enquanto a estrela (Laura Haddock) é uma diva esnobe, para desaponto das criadas. Como indica o subtítulo, Uma Nova Era, mudanças se anunciam. Às vésperas dos anos 1930, o cinema mudo enfrenta a decadência e o diretor (Hugh Dancy) é obrigado a sonorizar a produção, ameaçada de parar. Muitos artistas sucumbiram à nova técnica, e aqui Lady Mary é escalada para dublar a protagonista. Melhor mesmo são os comentários mordazes da desconfiada Violet sobre o cinema em si.

Downton Abbey II: Uma Nova Era

Bifurcar a narrativa entre França e Inglaterra é uma firula que entretém e preenche as pouco mais de duas horas de duração. Embora seja focada na relação entre patrões e empregados, a franquia Downton Abbey nunca teve natureza lacradora. Não há revolta de classes, mas uma convivência colaborativa e de aprendizado mútuo. O que não significa que o criador Fellowes ignore as transformações na sociedade daquele início do século 20, e que ecoam nos dias de hoje. Homossexualismo e o papel da mulher ganham atenção em Uma Nova Era, mas com toda a sutileza e bom humor.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Downton Abbey II: Uma Nova Era/Downton Abbey: A New Era
Direção: Simon Curtis
Duração: 125 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA, 2022
Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter, Kevin Doyle, Joanne Froggatt, Harry Hadden-Paton, Hugh Dancy, Laura Haddock, Nathalie Baye, Dominic West
Distribuição: Universal Pictures

Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!