quinta, 26 de maio de 2022
Streaming Drama Policial

Batman


Batman
Assista Agora!
HBO MAX iTunes NET NOW Google Play Youtube Vivo Play Amazon Prime Vídeo

Ambientação é tudo no Batman de Matt Reeves. Famoso pela franquia O Planeta dos Macacos, o diretor encontra o palco ideal para seu perturbado herói no universo noir. O Cavaleiro das Trevas vive nas sombras e narra sua jornada existencialista com a voz soturna e o ritmo cadenciado de quem não sabe bem qual caminho seguir. Mestres da literatura noir como Raymond Chandler e Dashiell Hammett seriam fãs do Batman encarnado por Robert Pattinson. Mais do que o justiceiro caçador de bandidos, este Batman é um legítimo detetive.

Batman

Bruce Wayne usa máscara e capa em vez do chapéu fedora e do casaco – cigarro na mão, nem pensar. A dinâmica com o Comissário Gordon (Jeffrey Wright) é puramente investigativa. O policial não só projeta o Bat-sinal no céu para chamar o parceiro como leva o morcegão a tiracolo nas cenas dos crimes. A morte do prefeito candidato à reeleição dispara a trama. Batman acha pistas onde ninguém vê, e logo descobre que a charada deixada em seu nome pelo assassino é a primeira de um jogo mortal. A corrupção continua a correr solta em Gotham City.

Batman

Coassinado pelo cineasta, o roteiro evita o flashback para resgatar a traumática perda dos pais. É a empatia de Wayne por um garoto que experimenta dor semelhante que coloca seu passado na tela. A Batcaverna é gótica e o mordomo Alfred (Andy Serkis) ajuda o patrão a decifrar as pegadinhas deixadas pelo Charada. Batman diz “Eu sou Vingança”, mas aspira a mesma “Renovação” que serve de plataforma para a candidata da oposição. A cidade e seu herói buscam elevação, mas sair do esgoto demanda enquadrar o submundo, aqui representado por Oz/Pinguim (Colin Farrell, irreconhecível), o mafioso Falcone (John Turturro), o misterioso Charada e uma corja que infecta da polícia ao mais alto escalão.

Batman

Algumas cenas de ação são longas demais, embora as quase três horas de duração não se façam sentir. A trilha sonora de Michael Giacchino (Up: Altas Aventuras) é potente e fúnebre, enquanto a fotografia de Greig Fraser (Duna) alivia a escuridão com poéticos crepúsculos. O realismo dá o tom e promove o melhor encontro entre Batman e Mulher-Gato no cinema. A Selina Kyle de Zoë Kravitz escapa do clichê “caras, bocas e miados”. A sensualidade brota da personalidade forte da mulher de vida sofrida, que luta pela justiça no braço, mas não esconde a fragilidade no olhar. É um amor verdadeiro que nasce na pior das situações.

Batman

O que dizer de Robert Pattinson. Verdade que a face alva e o cabelo meio ensebado de Bruce Wayne tenham um quê do pálido vampiro Edward, mas faz tempo que o ator inglês provou a que veio em filmes desafiadores como O Farol e Bom Comportamento. A densidade que alcança como Batman é fruto de inteligência. Pattinson compreende a psicologia do personagem e sua batalha interna e externa para honrar o legado da família Wayne. Uma revelação agrava sua crise de identidade. O ponto de interrogação que ilustra o pôster é uma charada de tirar o sono de Hamlet: “Ser ou não ser, eis a questão”.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Batman/The Batman
Direção: Matt Reeves
Duração: 175 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2022
Elenco: Robert Pattinson, Zoë Kravitz, Jeffrey Wright, Colin Ferrell, John Turturro, Andy Serkis, Paul Dano, Peter Sarsgaard, Jayme Lawson
Distribuição: Warner Bros.

Assista Agora!
HBO MAX iTunes NET NOW Google Play Youtube Vivo Play Amazon Prime Vídeo

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!