quarta, 17 de agosto de 2022
Streaming Comédia Dramática

Adeus, Idiotas


Adeus, Idiotas
Assista Agora!
iTunes Claro TV Google Play Youtube Vivo Play

Escrito, dirigido e interpretado por Albert Dupontel, Adeus, Idiotas concorreu a 12 prêmios César 2021 (o Oscar francês) e venceu nas categorias melhor filme, direção, roteiro original, fotografia, direção de arte e ator coadjuvante. A comédia dramática foi vista por mais de 1 milhão de espectadores na França e tem Virginie Efira à frente do elenco. A estrela belga acerta em uma trama agridoce que é mais profunda do que parece. Sua personagem, a cabeleireira Suze, descobre ter câncer de pulmão pelo excesso de inalação de sprays de cabelo.

Adeus, Idiotas

Seu último desejo é descobrir o paradeiro do filho que teve aos 15 anos e foi entregue para a adoção. O caminho de Suze cruza com o de Jean-Baptiste (Albert Dupontel), um especialista em informática recém-demitido que pretende cometer suicídio. Detalhe: ela está na sala ao lado, sendo atendida por um assistente social. Um acidente estapafúrdio coloca os dois em rota de fuga da polícia. A trinca se completa com o arquivista cego Serge (Nicola Mairé, vencedor do César de coadjuvante), que os ajuda a resgatar o registro de nascimento do bebê.

Adeus, Idiotas

A princípio, causa estranheza que uma comédia farsesca amparada no acaso tenha concorrido a tantos prêmios. Aos poucos, a genialidade de Dupontel banha a tela com um lirismo enternecedor que eleva a trama simples a outro patamar. Através de Jean-Baptiste, Adeus, Idiotas aborda o etarismo, a discriminação contra profissionais com mais de 50 anos. Pois o expert em TI, descartado pelo patrão, invade a rede de energia de um arranha-céu e faz poesia ao controlar os elevadores panorâmicos.

Adeus, Idiotas

Adeus, Idiotas é sobre o amor em suas mais diversas formas, e a gente só se dá conta de seu alcance emocional na etapa final. A busca pelo filho de Suze rende cenas divertidas, com os três fugitivos a espionar o rapaz. O enredo evita o clichê dos reencontros lacrimosos e propõe uma demonstração de carinho inusitada. Ela observa de longe as tentativas frustradas do filho de se aproximar de uma vizinha, e decide dar uma “mãozinha” para o romance acontecer. Isso tudo com a polícia no encalço. Dupontel faz humor sem abrir mão da tragicidade que, no fim das contas, é a ignição da narrativa. O desfecho é tão comovente quanto inesperado. 




Trailer

Ficha Técnica

Título: Adeus, Idiotas/Adieu Les Cons
Direção: Albert Dupontel
Duração: 87 minutos

País de Produção/Ano: França, 2020
Elenco: Virginie Efira, Albert Dupontel, Nicolas Marié,
Distribuição: Mares Filmes/Polifilmes

Assista Agora!
iTunes Claro TV Google Play Youtube Vivo Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!