Em 1919, Madam C. J. Walker entrou para o Guinnes, o livro dos recordes, como a primeira mulher a ganhar US$ 1 milhão por conta própria. Nascida livre em 1867, mas filha de escravos e órfã aos 7 anos, Sarah Breedlove não estudou e sobrevivia como lavadeira em St. Louis, no Missouri do início do século 20. Como chegou de um extremo ao outro é o que conta em quatro episódios a minissérie da Netflix A Vida e a História de Madam C.J. Walker.
Vencedora do Oscar 2012 de atriz coadjuvante por Histórias Cruzadas, Octavia Spencer (A Cabana) interpreta a protagonista com uma energia pulsante. A trama é inspirada na biografia On Her Own Ground: The Life and Times of Madam C.J. Walker, escrita pela tataraneta da empresária, a jornalista A’Lelia Bundles. O filme não conta, mas Sarah casou-se aos 14 anos para escapar dos abusos de um cunhado. Teve a filha Lelia (Tiffany Haddish, Rainhas do Crime) aos 18 e ficou viúva aos 20. Tinha separado do segundo marido quando viu seu ralo cabelo crescer ao usar o tônico capilar criado por Annie Malone, no filme chamada Addie (Carmen Ejogo, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald).
Não fica claro se Sarah roubou ou melhorou a fórmula para abrir sua própria empresa de cosméticos, mas a rivalidade entre as duas mulheres é o motor da narrativa. O casamento com Charles Joseph Walker (Blair Underwood, da série Em Terapia), de onde vem sua alcunha profissional, também ajuda a traçar o perfil dessa guerreira que colocou o trabalho acima de tudo. Dona de um aguçado tino comercial e publicitário, ela desenvolveu uma linha de produtos voltada para a mulher negra. Não foram poucos os desafios para empreender em um universo dominado por homens brancos, e em uma América recém-saída do período escravagista.
A Vida e a História de Madam C. J. Walker mostra que nem tudo nessa notável trajetória parece ter sido ético, assim como nem todo o dinheiro que conquistou lhe garantiu felicidade. Seu legado – e aqui o enredo deixa uma lacuna – foi além de desbravar e fazer fortuna no mundo dos negócios. Madam C.J. Walker abriu espaço para a comunidade atuar no mundo corporativo, também contratou Vertner Tandy, primeiro arquiteto negro registrado em Nova York, para erguer sua mansão, a Villa Lewaro, e foi filantropa generosa a ativista atuante. Uma peça rara.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: A Vida e a História de Madam C.J. Walker/Self Made: Inspired by the Life of Madam C.J. Walker
Direção: DeMane Davis, Kasi Lemmons
Duração: 191 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA, 2020
Elenco: Octavia Spencer, Tiffany Haddish, Carmen Ejogo, Blair Underwood, Kevin Carroll, Garrett Morris
Distribuição: Netflix