terça, 21 de março de 2023
Streaming Drama Histórico

A Viagem de Pedro


A Viagem de Pedro
Assista Agora!
Youtube Google Play iTunes Telecine Play

O coração de Dom Pedro I está em solo nacional para a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil. Preservada em formol, a relíquia é um dos símbolos do grito da independência dado por Pedro às margens do Rio Ipiranga, em 7 de setembro de 1822. Não há rastro do herói do Dia do Fico em A Viagem de Pedro, em que Cauã Reymond faz um mergulho sensorial no íntimo do imperador em uma página pouco conhecida dos livros de História.

A Viagem de Pedro

A Viagem de Pedro é a produção mais ambiciosa da diretora e roteirista Laís Bodanzky, dos premiados Bicho de Sete Cabeças (2000) e Como Nossos Pais (2017). Está entre os seis longas brasileiros pré-selecionados para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2023. A trama acompanha a decida do ex-imperador ao inferno a bordo da fragata inglesa que o leva a Portugal, em 1831, nove anos depois de proclamar a independência do Brasil e com a popularidade no ralo.

Dom Pedro abdicara do trono em favor do herdeiro, o pequeno Pedro II, e volta à terra natal para destronar o irmão D. Miguel (Isac Graça) e coroar rainha sua filha, a também criança Maria. Com crises de epilepsia e impotente em consequência provável da sífilis, ele sucumbe à culpa, a seus demônios e delírios. A presença da esposa Amélia (Victoria Guerra) parece pouco importar. Falta-lhe o apoio de seus maiores estrategistas políticos, José Bonifácio e a imperatriz Maria Leopoldina, morta cinco anos antes.

A Viagem de Pedro

É um homem frágil que vaga pela fragata na travessia pelo Atlântico. O ambiente claustrofóbico, fruto de uma primorosa direção de arte, torna-se ainda mais opressor por uma direção de fotografia que privilegia planos e enquadramentos fechados. Laís é de uma meticulosidade impressionante. Ali misturam-se membros da corte, oficiais, serviçais e negros escravizados, numa babel de línguas, culturas e posições sociais.

Nesse microcosmo aflora a força feminina, ferina na voz da escrava Dira, personagem de Isabél Zuaa (As Boas Maneiras). Observada secretamente por Pedro, ela descreve aos escravos como dar prazer à mulher em um monólogo de erotismo e lirismo efervescentes. É também na leitura das palavras angustiantes de Maria Leopoldina em uma carta, que Dom Pedro se vê amaldiçoado pela mulher com quem viveu um amor verdadeiro, e a qual submeteu à violência e infidelidades escandalosas.

A Viagem de Pedro

Também produtor e idealizador do projeto, em parceria com Mario Canivello, Cauã Reymond está entregue de corpo e alma nessa egotrip alucinatória. “É quase a tormenta de Pedro”, diz o ator em conversa exclusiva com OQVER. “O filme dialoga com muitos assuntos que também são um reflexo do nosso país”. Confira no vídeo a seguir a íntegra da entrevista, em que o astro contextualiza o período histórico, fala do amor entre Dom Pedro e Maria Leopoldina, e relembra o delicado momento na vida pessoal por que passou durante as filmagens.




Trailer

Ficha Técnica

Título: A Viagem de Pedro
Direção: Laís Bodanzky
Duração: 96 minutos

País de Produção/Ano: Brasil, 2022
Elenco: Cauã Reymond, Luise Heyer, Isabél Zuaa, Welket Bungué, Celso Frateschi, Luíza Cruz
Distribuição: Vitrine Filmes

Assista Agora!
Youtube Google Play iTunes Telecine Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!