quarta, 17 de agosto de 2022
Série Drama Thriller

A Desordem que Ficou


A Desordem que Ficou
Assista Agora!
Netflix

Quando Raquel muda-se para a pequena cidade natal do marido no interior da Galícia, ao norte da Espanha, a ideia é superar a crise no casamento, a morte recente da mãe e resgatar sua carreira como professora de literatura. A diretora da escola que a contratou não informou um “pequeno” detalhe: ela substituirá Viruca, encontrada morta por suposto suicídio. Interpretadas por Inma Cuesta (Viver Duas Vezes) e Bárbara Lennie (Um Contratempo), Raquel e Viruca têm suas vidas narradas em paralelo na série de suspense A Desordem que Ficou, mais uma criação do espanhol Carlos Montero, roteirista da comédia dramática Gente Que Vai e Volta e criador da série Elite, todas produções da Netflix.

A Desordem que Ficou

Montero adapta o premiado romance homônimo de sua autoria, e volta-se novamente para dois núcleos que lhe são caros: famílias disfuncionais e jovens “transviados”, para citar o clássico filme com James Dean. A família em questão não é só a de Raquel, que tinha um relacionamento conturbado com a mãe, ou a do marido, Germán (Tamar Novas, Abraços Partidos), um escritor frustrado que pretende assumir o restaurante que está aos cuidados da mãe viúva. A cidadela é, em si, uma grande família. Todo mundo se conhece, algumas relações são escusas e Raquel logo se vê como forasteira.

A Desordem que Ficou

Tratada com hostilidade pelos alunos, que colocam Viruca em um pedestal, ela decide investigar o passado daquela mulher sedutora, que parece ter virado a cabeça de muita gente. Três desses jovens, porém, se mostram especialmente determinados em transformar a vida de Raquel em um inferno: o raivoso Iago (Arón Piper), sua namorada Nerea (Isabel Garrido) e o enigmático Roi (Roque Ruiz). O nível de manipulação dessa trinca nociva inclui invasão virtual e chantagem. Raquel fica obcecada em desvendar as razões do fascínio exercido por Viruca, e as reais circunstâncias de sua morte.

A Desordem que Ficou

A Desordem que Ficou tem oito episódios e a partir do terceiro as máscaras começam a cair. Há algo de muito sórdido naquela comunidade e a errante trajetória de Viruca é o que confere à série o status de thriller. Região de famosas águas termais, grandes lagos e natureza exuberante, a Galícia é um cenário que espelha o sangue quente dos personagens, em contraponto com o período de inverno em que a trama se desenrola. Esse jogo de opostos se reflete também na personalidade das protagonistas, que são tão frágeis quanto determinadas.

A Desordem que Ficou

Raquel tem um ombro amigo em Tere (Abril Zamora, de Rosa e Momo), que vem da cidade grande para socorrê-la nas horas mais difíceis, enquanto Viruca é mais o tipo “cavaleiro solitário”. Embora o universo feminino esteja em primeiro plano, o enredo não descuida dos homens que orbitam ao redor de Viruca e Raquel – um mais complicado que o outro. A solução da misteriosa morte de Viruca não empolga, mas também não prejudica o desfecho. A Desordem que Ficou tem sua força maior no desenho dos personagens. São eles, com seu amontoado defeitos e qualidades, que provocam empatia e deixam o espectador grudado na tela.




Trailer

Ficha Técnica

Título: A Desordem que Ficou/El Desorden que Dejas
Direção: Carlos Montero, Roger Gual, Sílvia Quer
Duração: 50 minutos

País de Produção/Ano: Espanha, 2020
Elenco: Inma Cuesta, Bárbara Lennie, Tamar Novas, Arón Piper, Roberto Enríquez, Roque Ruíz, Isabel Garrido, Abril Zamora
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!