quarta, 03 de março de 2021

Woody Allen pela Europa


Woody Allen pela Europa

Muito antes de Woody Allen se ver alvo de críticas desconcertantes pelo movimento #MeToo – contra o assédio sexual –, o diretor teve dificuldade de financiar seus filmes autorais, desvinculados de resultados e dos negócios da indústria do cinema. O cineasta nova-iorquino por excelência precisou deixar sua Manhattan querida e filmar na Europa. Nessa fase, realizou um peculiar guia de turismo, aventura, mistério e amor em Londres, Barcelona, Paris e Roma. A seu modo, prestou homenagem aos países que investiram em seu cinema, não só com belíssimas imagens, mas com um enquadramento muito próprio de suas extraordinárias culturas.

O cerebral Ponto Final – Match Point, primeira parada do diretor em Londres, o intenso Vicky Cristina Barcelona, o literário e artístico Meia-Noite em Paris e o vigoroso Para Roma, Com Amor são verdadeiros cartões postais das charmosas cidades, em que Woody Allen embaralhou paisagens, identidades culturais, locais turísticos e tramas romanescas para fazer jus à milenar história de cada uma delas. Malas prontas?


Romance Thriller
Ponto Final - Match Point/Match Point

Ponto Final - Match Point/Match Point

Um quarteto romântico e um thriller moral e social corrosivo enquadrados numa Londres cinzenta e linda. Chris Wilton (Jonathan Rhys Meyers, Sem Controle) é um professor de tênis charmoso e ambicioso, irlandês bem-educado, que vê no casamento com a ricaça Chloe Hewett (Emile Mortimer, O Retorno de Mary Poppins) a oportunidade de subir de vida. De fato, torna-se executivo dos negócios e homem de confiança da família.

Mas quando seduz e é seduzido por Nola (Scarlett Johansson, Vingadores: Ultimato), a atraente namorada do cunhado Tom (Matthew Goode, A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata), Chris coloca em risco tudo o que conquistou. A situação se agrava quando não consegue engravidar Chloe, mas descobre que Nola está grávida. Ele não vê outra saída se não se livrar de Nola a qualquer custo. Acaba, para isso, concebendo um crime perfeito, que resulta longe da perfeição.

Woody Allen filma em Londres pela primeira vez e seu roteiro original, indicado ao Oscar, homenageia a nobreza filosófica e cerebral dos britânicos. Ponto Final – Match Point é ambientado em alguns dos mais tradicionais pontos turísticos da cidade e esquadrinha a mítica opulência aristocrata da alta classe londrina, com direito a vastas e opulentas casas de campo, sob acordes operísticos.

Talvez um dos trabalhos mais sensuais do diretor, Ponto Final – Match Point é também um dos mais críticos à desigualdade social. Nele, a sedução sexual é uma das principais armas de ascensão social, mas é o desejo e a atração entre os “descontentes” que os coloca em perigo. Allen faz um ensaio moral com um epílogo perturbador. Atemporal.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Ponto Final - Match Point/Match Point
Direção: Woody Allen
Duração: 124 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/Irlanda/Luxemburgo, 2005
Elenco: Scarlett Johansson, Jonathan Rhys Meyers, Emily Mortimer, Matthew Goode, Brian Cox, Penelope Wilton
Distribuição: Netflix


Assista Agora!
Netflix

Comédia Dramática Romance
Vicky Cristina Barcelona

Vicky Cristina Barcelona

O filme que deu à espanhola Penélope Cruz o Oscar de atriz coadjuvante e a Woody Allen o Globo de Ouro de melhor filme na categoria Comédia e Musical é uma celebração ao famoso sangue quente espanhol, em muitas dimensões. Era preciso ser situado em Barcelona, já que a sensata nova-iorquina Vicky (Rebecca Hall, Um Dia de Chuva em Nova York) está terminando de escrever seu mestrado sobre Identidade Catalã.

Sua melhor amiga, a aventureira Cristina (Scarlett Johansson, fechando a trilogia com o diretor, após Match Point – Ponto Final e Scoop: o Grande Furo) faz bom uso da beleza da capital catalã para suas fotografias e seu curta-metragem. As duas decidem tirar umas férias de verão, antes de Vicky voltar para casa e para o casamento que a espera, e Cristina para um futuro incerto. Quando são abordadas num restaurante por Juan Antonio (Javier Bardem, Todos Já Sabem) e convidadas a embarcar numa viagem ao campo, ambas são seduzidas pelo pintor espanhol.

Um exaustivo, mas divertido, narrador em off conta toda a história. Comenta a turbulenta reação de Vicky à infidelidade e o desprendimento de Cristina em viver com o pintor na volta a Barcelona. O novo casal não contava com a inesperada chegada da intensa e desequilibrada Maria Elena (Penélope Cruz, Todos Já Sabem), ex-mulher de Juan, também artista como ele.

Totalmente estranho aos rompantes passionais dos espanhóis, Allen abre caminho para Penélope e Javier brilharem com seus acalorados personagens. No contraste, os diálogos cerebrais e irônicos (típicos do diretor) dos esnobes personagens nova-iorquinos sobre a cultura e o modo de vida europeu ficam um tom abaixo do usual. Talvez seja proposital, porque Barcelona, em todo o seu esplendor, com suas ruas medievais coloridas, cheias de gente e energia, parece estar sempre sorrindo.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Vicky Cristina Barcelona
Direção: Woody Allen
Duração: 96 minutos

País de Produção/Ano: EUA/Espanha, 2008
Elenco: Rebecca Hall, Scarlett Johansson, Javier Bardem, Penélope Cruz, Chris Messina, Patricia Clarkson, Kevin Dunn
Distribuição: Imagem Filmes


Assista Agora!
NET NOW Looke iTunes Youtube Google Play Vivo Play

Comédia Romântica
Meia-Noite em Paris/Midnight in Paris

Meia-Noite em Paris/Midnight in Paris

Quando o alter ego de Woody Allen, Gil (Owen Wilson, Extraordinário), desembarca em Paris com a noiva Inez (Rachel McAdams, Desobediência) e os pais dela, o objetivo dele era aproveitar os dias, no conforto do hotel de luxo sob o charme inigualável da cidade-luz, para finalizar seu primeiro romance. Gil é roteirista de filmes de sucesso, desiludido com o trabalho que exige pouco de seu invejável repertório literário - uma alfinetada bem dada de Allen em Hollywood.

O livro de Gil e o filme de Allen falam de nostalgia como fuga do presente, um antídoto fantasioso e por vezes melancólico para a inconstância e imprevisibilidade da vida cotidiana. O trajeto até essa conclusão madura e inteligente é divertido, culto e adorável. Perdido em Montmartre, Gil ouve as 12 badaladas do relógio da igreja e embarca numa viagem no tempo, para a Paris dos anos 1920, ao encontro de escritores e artistas como Ernest Hemingway, Gertrude Stein, Zelda e Scott Fitzgerald, Cole Porter, Picasso, Salvador Dali, e o cineasta Luis Buñuel.

Com Adriana (Marion Cotillard, Estaremos Sempre Juntos), modelo e musa de Picasso, ele flerta e viaja ainda para a Belle Époque. No histórico Moulin Rouge, o casal encontra os pintores Toulouse-Lautrec, Degas e Gauguin falando da Renascença como a verdadeira época dourada da arte e da história. Enquanto isso, a relação com Inez e a família dela ficam cada vez mais distantes.

Neste requintado jogo de tempos e referências culturais, o elenco brilha e a fotografia estupenda de Darius Khondji marca a identidade visual das três épocas que só Paris acolhe com tanta beleza e naturalidade. A trilha sonora enternece e ao espectador só resta desfrutar do extraordinário passeio histórico e cultural por Paris, conduzido por Woody Allen no vigor de seu talento e excentricidade. Meia-Noite em Paris ganhou o Oscar de roteiro original, foi indicado a melhor filme, direção e direção de arte, e se tornou um dos maiores sucessos da carreira do cineasta.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Meia-Noite em Paris/Midnight in Paris
Direção: Woody Allen
Duração: 94 minutos

País de Produção/Ano: EUA/Espanha, 2011
Elenco: Owen Wilson, Rachel McAdams, Marion Cotillard, Kathy Bates, Kurt Fuller, Mimi Kennedy, Michael Sheen, Nina Arianda, Alison Pill, Tom Hiddleston
Distribuição: Paris Filmes


Assista Agora!
NET NOW iTunes Youtube Google Play

Comédia
Para Roma, Com Amor/To Rome With Love

Para Roma, Com Amor/To Rome With Love

Se há algo que Woody Allen domina com maestria, entre tantos talentos, é o difícil entrelaçamento entre diversos e distintos núcleos narrativos que se completam de uma maneira ou outra. Para Roma, Com Amor mimetiza a alegria de viver dos italianos em um exuberante e divertido mosaico. Se todos os caminhos levam a Roma, o narrador do filme é um policial gentil e simpático a orientar os pedestres no caótico trânsito da capital italiana e o espectador. 

Antonio (Alessandro Tiberi) e Milly (Alessandra Mastronardi) são recém-casados em visita a Roma para que ela se apresente à família dele, mas quem se faz passar pela noiva acaba sendo a curvilínea e desbocada prostituta Anna (Penélope Cruz, Dor e Glória). Hayley (Alison Pill, da série The Newsroom) é a estudante norte-americana que se apaixona pelo italiano Michelangelo (Flavio Parenti), a quem seus pais, Jerry (Woody Allen) e Phyllis (Judy Davis), vieram conhecer.

Ainda nas tramas românticas, há o arquiteto bem-sucedido John (Alec Baldwin, Nasce uma Estrela) que se torna algo como a voz da consciência de Jack (Jesse Eisenberg, Zumbilândia), um deslumbrado estudante de arquitetura prestes a comprometer o namoro com a dedicada Sally (Greta Gerwig, Jackie) por uma paixonite pela verborrágica e ególatra Monica (Ellen Page, Além da Morte). E, finalmente, mas não menos importante, Leopoldo (Roberto Benigni, A Vida é Bela) é o marido e pai de família alçado à categoria de celebridade nacional, sem mais nem menos, por estrelar um reality show sobre a sua vida ordinária.

Só mesmo Allen para imaginar e encenar uma ópera em que o protagonista entra em cena cantando – e muito bem – no chuveiro, literalmente. Ou quebrar a quarta parede entre o espetáculo e o espectador com um Alec Baldwin imaginário e onipresente. Ou então introduzir um jovem tímido na arte do erotismo com uma Penélope Cruz em voltagem de Sophia Loren. E tudo isso com humor. Novamente em parceria com o diretor de fotografia Darius Khondji e produção de primeira linha, Allen retrata uma Roma belíssima, calorosa, caótica, esplêndida. E ainda consegue, com o personagem de Benigni, opor à cultura milenar da cidade uma crítica aguda à vulgaridade da mídia contemporânea. Bravo!




Trailer

Ficha Técnica

Título: Para Roma, Com Amor/To Rome With Love
Direção: Woody Allen
Duração: 112 minutos

País de Produção/Ano: Itália/Espanha/EUA, 2012
Elenco: Roberto Benigni, Woody Allen, Penélope Cruz, Ellen Page, Jesse Eisenberg, Alison Pill, Alec Baldwin, Judy Davis, Greta Gerwig
Distribuição: Paris Filmes


Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo NET NOW Youtube Google Play

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!