Refilmagens são raras no cinema europeu, ainda mais de filmes recentes. Mas a produção italiana Perfetti Sconosciuti, dirigida por Paolo Genovese em 2016 e inédita no Brasil, ganhou duas versões: a espanhola Perfectos Desconocidos (Perfeitos Desconhecidos), e a franco-belga Nada a Esconder. Qual será a melhor?
Comédia Dramática

Perfectos Desconocidos
Amigos de décadas, três casais e um divorciado se reúnem para jantar no dia do eclipse da lua de sangue. Na televisão, as reportagens falam das superstições ligadas ao eclipse, de excessos e desastres. O casal anfitrião, um cirurgião plástico e uma psicóloga, tem uma filha adolescente prestes a transar com o namorado pela primeira vez, e discordam sobre a maneira de tratar o assunto. Dos casais convidados, o mais velho tem dois filhos e alguns problemas, e o mais novo, exuberante e fogoso, quer ter o primeiro filho. Do amigo divorciado, espera-se que traga a nova namorada.
Tudo vai bem até que um dos convidados sugere um jogo para animar o jantar: colocar os celulares na mesa e atender, na frente dos outros, as ligações e mensagens que chegarem. É aí que os Perfectos Desconocidos do título faz sentido. Segredos, angústias, preconceitos e traições são servidos embalados pelo eclipse, rumo a um epílogo inesperado.
Com um elenco de estrelas do cinema espanhol, como Bélen Rueda (Mar Adentro), Eduard Fernández (Todos Já Sabem), Ernesto Alterio (Legalize Já: Amizade Nunca Morre) e Eduardo Noriega (O que os Homens Falam), o diretor e roteirista Álex de la Iglesia (O Bar) dá agilidade e ritmo à narrativa, e reveste a trama de humor, ironia e tensão – esta compartilhada com o espectador, que não sabe o que esperar do próximo toque ou aviso de mensagem.
Iglesia aproveita para fazer uma crítica severa não só ao modo de viver contemporâneo, com seus aplicativos ditando a vida e os relacionamentos das pessoas, mas também à decadência e à hipocrisia do modelo burguês de realização da classe média.
Trailer
Ficha Técnica
Título: Perfectos Desconocidos
Direção: Álex de la Iglesia
Duração: 97 minutos
País de Produção/Ano: Espanha/Itália, 2017
Elenco: Belén Rueda, Eduardo Noriega, Dafne Fernández, Eduard Fernández, Ernesto Alterio, Juana Acosta, Pepón Nieto
Distribuição: Netflix
Comédia Dramática

Nada a Esconder/Le Jeu
A história é a mesma do jantar dos três casais e um amigo divorciado desafiados a abrirem seus celulares na mesa e compartilhar mensagens e ligações que receberem. Fred Cavayé (Um Amável Pão-Duro) assina o roteiro e a direção, e o elenco é recheado de estrelas do cinema francês, como Bérénice Bejo (O Artista), Vincent Elbaz (Eu Não Sou um Homem Fácil) e Roschdy Zem (Chocolate).
No entanto, o cinema francês e a cultura francesa, menos afeitos ao realismo fantástico caro aos espanhóis e latinos em geral, não atribui ao eclipse da lua, embora presente como um pano de fundo, os descaminhos afetivos do jantar.
Há menos ironia e mais austeridade na leitura de Cavayé, embora a tensão incômoda e o ritmo ágil se repitam. No entanto, a crítica ao contemporâneo e seus aplicativos e ao modo de vida burguês está mais amalgamada no desdobrar das revelações do filme, embora não menos explícita. O jantar de Nada a Esconder é mais indigesto.
Trailer
Ficha Técnica
Título: Nada a Esconder/Le Jeu
Direção: Fred Cavayé
Duração: 90 minutos
País de Produção/Ano: França/Bélgica, 2018
Elenco: Bérénice Bejo, Suzanne Clément, Stéphane De Groodt, Vincent Elbaz, Grégory Gadebois, Doria Tillier, Roschdy Zem, Fleur Fitoussi
Distribuição: Netflix