sábado, 27 de fevereiro de 2021

Notre Dame


Notre Dame
Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

É inevitável relacionar o título da produção escrita e dirigida pela atriz Valérie Donzelli (A Guerra Está Declarada) ao incêndio ocorrido em abril de 2019 na catedral cartão-postal de Paris e da França. Uma boa parte das filmagens de Notre Dame, aliás, ocorreu pouco antes do incêndio e imagens enquadram a catedral em todo o seu esplendor. O monumento está no centro da trama dessa comédia fantasiosa e onírica, que empresta elementos do vaudeville e faz referências aparentemente díspares de Jacques Demy a Steven Spielberg, além do cinema mudo.

“Eu adoro comédias e o cinema burlesco, amo quando as coisas estão “fora de contexto”, é um modo de olhar o mundo que ressoa em mim, que traz um toque de modéstia e poesia”, disse Valérie Donzelli sobre seu filme. De fato, há um pouco de todos esses traços em Notre Dame e seu adorável elenco, mas para desfrutá-los é melhor relaxar e se deixar levar pelas patuscadas inocentes, otimistas, e às vezes condescendentes (demais) da protagonista, Maud Crayon (Valérie).

Separada, mãe de dois filhos, arquiteta falida, ela ganha, por um passe de mágica, o disputadíssimo concurso da prefeitura de Paris para reformar o pátio diante da catedral. É a prefeita de Paris quem a parabeniza e libera um orçamento milionário para o projeto. Seu chefe ambicioso e trapaceiro abocanha metade do dinheiro, e traz colaboradores que acabam dando ao projeto a forma de um gigantesco falo modernoso. Maud perde o contrato e precisa se justificar na justiça. O filme polemiza o papel da arte na sociedade.

Ao mesmo tempo, Maud descobre que está grávida do ex-marido (Thomas Scimeca, O Professor Substituto), imaturo e irresponsável, e reencontra seu primeiro amor (Pierre Deladonchamps, Inocência Roubada), que nunca a esqueceu. Maud nunca para, nem a edição frenética, em sua tripla jornada de mulher, mãe e profissional, além de dedicada irmã, amiga, e compreensiva ex-mulher.

Pelas ruas da incomparável Paris, ela vê pessoas se agredindo na rua sem motivo aparente, uma das divertidas gafes do filme, e olha com pesar os sem-teto da janela de seu lindo apartamento. Entre o riso e a indignação, o farsesco e o trágico, Notre Dame escolhe o caminho da fantasia, com direito até a dois surpreendentes números musicais, mas sem nunca tirar o pé do chão.     




Trailer

Ficha Técnica

Título: Notre Dame
Direção: Valérie Donzelli
Duração: 88 minutos

País de Produção/Ano: França/Bélgica, 2019
Elenco: Valérie Donzelli, Pierre Deladonchamps, Thomas Scimeca, Virginie Ledoyen, Bouli Lanners
Distribuição: Califórnia Filmes

Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!