quinta, 26 de novembro de 2020

360


360
Assista Agora!
iTunes HBO GO

Em seu sétimo longa como diretor, Fernando Meirelles retrata o acaso, mas ele próprio reconheceu que a obra pertence muito mais ao roteirista Peter Morgan (Rush: No Limite da Emoção, Bohemian Rhapsody). No lançamento de 360, em 2011, Morgan explicou que a ideia de adaptar a peça A Ronda, de Arthur Schnitzler, surgiu com a crise econômica mundial de 2008, que escancarou a globalização e provou como o mundo estava interconectado, àquela altura econômica e politicamente, pelo menos.

Ao longo de oito meses, Meirelles filmou em Viena (Áustria), Paris (França), Londres (Inglaterra), Rio de Janeiro (Brasil), Minneapolis (Estados Unidos) e Bratislava (Eslováquia), por onde os personagens vagam e se esbarram, ligeiramente, em meio a seus dramas pessoais. O fio narrativo esgarçado, característica deste subgênero chamado de filme mosaico, cria uma atmosfera fugidia ideal para reforçar a sensação paradoxal de conexão e distância, proximidade e solidão. Algo ainda não tão palpável em 2011, mas já concreto em 360.

A ciranda começa com uma prostituta eslovaca tirando fotos para integrar o catálogo de um cafetão digital e trabalhar em Viena. Seu primeiro cliente seria um executivo inglês (Jude Law, O Mestre dos Gênios) em viagem de negócios, cuja inexperiência e culpa o impedem de viver o prazer agendado. Ele não sabe da infidelidade da sua esposa (Rachel Weisz, A Favorita), amante do fotógrafo brasileiro (Juliano Cazarré, Boi Neon) que presta serviços para a revista que ela edita. Mas a mulher dele (Maria Flor, Albatroz) sabe, e decide voltar para o Brasil.

No voo para o Rio, com parada nos Estados Unidos, o simpático senhor inglês ao seu lado (Anthony Hopkins, Dois Papas) ouve a história da traição e conta a sua saga à procura do paradeiro da filha desaparecida, cujo corpo pode ter sido identificado no país. No aeroporto, ela decide seduzir, sem saber, um jovem condenado por crimes sexuais (Ben Foster, A Qualquer Custo) que acaba de sair da prisão. Numa reunião dos AA, o pai declara desistir da busca. Na sequência, uma jovem russa, que mora em Paris, confessa que vai deixar o marido mafioso para ficar com o chefe. O amor é correspondido, só que ele é muçulmano e não pode assumir a relação. Enquanto isso, o mafioso viaja a Viena e ali contrata a prostituta eslovaca.

E o círculo se fecha, entre o aleatório e o destino, com a edição competente de Daniel Rezende, indicado ao Oscar por Cidade de Deus. A trilha sonora segue a linha globalizada e vai de Paulinho da Viola à banda Nine Inch Nails, com direito a uma composição original de Hopkins, cantada pelo ator. No início e no epílogo, as personagens referem-se a histórias ou ditados sobre caminhos e bifurcações. Meirelles pode ter mirado no acaso, mas acertou mesmo nas escolhas que são feitas quando ele acontece.




Trailer

Ficha Técnica

Título: 360
Direção: Fernando Meirelles
Duração: 110 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA/Brasil/Áustria/França/Canadá, 2011
Elenco: Rachel Weisz, Jude Law, Anthony Hopkins, Juliano Cazarré, Maria Flor, Ben Foster
Distribuição: Paris Filmes

Assista Agora!
iTunes HBO GO

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!