Em sua longeva, incomparável e idolatrada carreira de 46 anos atrás das câmeras, o cineasta bissexto Stanley Kubrick (1928-1999) realizou 13 longas-metragens. Mas qualquer que fosse o gênero ou o tema que escolhesse, seus filmes prontamente se tornavam referências obrigatórias. Indicado ao Oscar de direção por Dr. Fantástico (1964), 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), Laranja Mecânica (1971), Barry Lyndon (1975) e Nascido para Matar (1987), ganhou apenas a estatueta de efeitos especiais e visuais por 2001: Uma Odisseia no Espaço. Não se deu ao trabalho de comparecer à cerimônia da Academia para recebê-la.
Os bastidores das longas produções de Kubrick, notoriamente multitalentos e perfeccionista, tornaram-se verdadeiras lendas cinematográficas. São muitos os relatos de seus atores sobre dezenas de tomadas de uma única cena, além de várias horas dedicadas para compor um único plano ou enquadramento de cena. Kubrick raramente aparecia em público ou falava com a imprensa, exceção feita ao crítico de cinema francês Michel Ciment, que conquistou o seu respeito e o direito de entrevistá-lo em encontros ao longo de três décadas, registrados no livro Conversas com Kubrick.
Por isso o documentário Kubrick por Kubrick, exibido na 44ª Mostra de Cinema de São Paulo, é tão precioso. Dirigido pelo documentarista francês Gregory Monro a partir do áudio das entrevistas, o filme é um raro registro das considerações, análises e histórias de Kubrick, em (primeira) pessoa, ilustradas por sequências dos filmes que comenta, e imagens inéditas de bastidores dos arquivos cedidos pela família do cineasta exclusivamente para a produção.
O documentário traz ainda entrevistas de atores como Malcolm McDowell, Peter Sellers, Tom Cruise, Jack Nicholson, Marisa Berenson e Shelley Duvall, além de comentários de críticos da época do lançamento dos filmes e reportagens sobre a morte do cineasta. Em algumas passagens, são usados como cenário os prodigiosos ambientes da exposição interativa Stanley Kubrick, que esteve em cartaz no MIS, em São Paulo, em 2013.
Kubrick por Kubrick é revelador. Para o cinéfilo ou fã, são 73 minutos de informações – e descobertas – sobre as concepções artísticas do cineasta, as motivações para escolher seus projetos, curiosos detalhes das produções. O tom das perguntas de Michel Ciment é denso, às vezes até filosófico, típico da crítica francesa mais tradicional, e Kubrick responde tão à vontade e bem-humorado que seria um deleite apenas escutá-lo.
Trailer
Ficha Técnica
Título: Kubrick por Kubrick/Kubrick by Kubrick
Direção: Gregory Monro
Duração: 73 minutos
País de Produção/Ano: França, 2020
Elenco: Stanley Kubrick, Michel Ciment, Malcolm McDowell, Peter Sellers, Tom Cruise, Jack Nicholson, Marisa Berenson, Shelley Duvall
Distribuição: Mostra SP
Comentar
Comentários (0)