quinta, 26 de novembro de 2020

Mostra SP: Mamãe, Mamãe, Mamãe


Mostra SP: Mamãe, Mamãe, Mamãe
Assista Agora!
Mostra Play

A imagem granulada, figurinos e cenários remetem aos anos 80, mas a presença do celular denuncia o novo século. O tempo em suspensão. Passado, presente e futuro são um só na casa petrificada pela tragédia. A pequena Erín morre em um afogamento acidental na piscina e as férias de verão perdem subitamente sua luz. Esse é um universo de luto exclusivamente feminino.

Cleo, irmã de Erín, se vê absolutamente desamparada, apesar do socorro ter chegado na forma da avó, da tia e das três primas. A dor tirou sua mãe de órbita. Ninguém consegue verbalizar a perda. A argentina Sol Berruezo Pichon-Riviére tem apenas 24 anos e sua estreia como diretora e roteirista é um pequeno experimento sensitivo. Mamãe, Mamãe, Mamãe recebeu uma merecida Menção Especial do Júri da seção Generation Kplus no Festival de Berlim.

Em econômicos 65 minutos, a cineasta se debruça sobre o “se descobrir mulher” sob a égide da inocência. A sombra do luto e da incerteza permeia esse ciclo de autoconhecimento, mas não impede que Cleo e as primas vivenciem e compartilhem o amadurecer. Uma delas dança sensualmente de olho no rapaz que vem ajudar a cercar a piscina, a outra treina o primeiro beijo em um tomate e Cleo menstrua primeira vez. A fecundidade se materializa no coelho branco que vira pet da turma.

Mas chega por ali também um lobo mau, a garota paraguaia que conta histórias de horror sobre homens que sequestram meninas, e quebra de certa forma a harmonia das primas. A jovem diretora faz de Mamãe, Mamãe, Mamãe sua casa de bonecas e ali brinca e observa o rito de passagem de suas personagens. É bem capaz que não se dê conta de que ela própria deixou aquela casinha há pouco tempo. 




Trailer

Ficha Técnica

Título: Mamãe, Mamãe, Mamãe/Mamá, Mamá, Mamá
Direção: Sol Berruezo Pichon-Riviére
Duração: 65 minutos

País de Produção/Ano: Argentina, 2020
Elenco: Agustina Milstein, Chloé Cherchyk, Camila Zolezzi, Matilde Creimer Chiabrando, Siumara Castillo
Distribuição: Mostra SP

Assista Agora!
Mostra Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!