segunda, 26 de outubro de 2020

Normal People


Normal People
Assista Agora!
STARZPLAY NET NOW

Marianne e Connell estão no último ano do ensino médio. Nascidos e crescidos em Sligo, no oeste da Irlanda, eles se conhecem desde sempre, são ambos alunos brilhantes, mas nunca conviveram. Marianne é solitária, arrogante, sem papas na língua e milionária. Connell é popular, esportista, cobiçado e pobre. A mãe dele é uma mulher jovem e carinhosa que trabalha como faxineira na mansão da mãe dela, uma advogada gelada, que claramente prefere o filho mais velho, um monstrinho opressor que não deixa Marianne em paz.

Mas há algo que aproxima esses dois seres de mundos opostos. Por alguma razão que nem eles entendem, a intimidade é natural. É como se, quando estão juntos, caíssem as máscaras que usam no ambiente social. E Marianne e Connell dão liga, muita liga. O problema é que Connell teme ser rejeitado por sair com a esquisita da escola, mas Marianne topa manter a relação em segredo. Esse disparate nada saudável será apenas um dos revezes desse romance marcado por mal-entendidos. A situação se inverte quando se reencontram na faculdade em Dublin, onde Marianne chega sem rótulos e se reinventa como moderninha, enquanto Connell faz um estilo outsider meio desajeitado e pena para se adaptar à vida na capital.

Normal People é uma história de amor aparentemente clichê que ganha complexidade no mesmo timing do amadurecimento dos protagonistas. A narrativa de encontros e desencontros vai até o último ano da faculdade. Não é à toa que a adaptação do best-seller de Sally Rooney concorre a quatro Emmys 2020 na categoria minissérie ou filme para TV: melhor ator, direção, roteiro e elenco. A direção dos 12 episódios de cerca de 30 minutos cada é dividida entre Hettie Macdonald (minissérie Howards End) e Lenny Abrahamson. Foi ele que colocou o Oscar 2016 e quase todos os troféus da temporada nas mãos de Brie Larson, por O Quarto de Jack.

Abrahamson vai muito longe com sua excepcional dupla central, a inglesa Daisy Edgar-Jones (série Guerra dos Mundos) e a revelação irlandesa Paul Mescal, que estoura no cinema depois de brilhar no teatro como protagonista de montagens de O Grande Gatsby e O Fantasma da Ópera. A entrega desses dois é de arrepiar. As comentadas cenas de sexo são realistas, quentes e com direito a nu frontal, mas têm uma ternura, um carinho palpável de arrancar suspiros. Normal People se autentica pelos detalhes. É real o olhar apaixonado de Connell para Marianne, o sorriso doce dela para ele, e o fato de que os dois são pessoas normais, o que significa: complicadas, imperfeitas, únicas.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Normal People
Direção: Lenny Abrahamson, Hettie Macdonald
Duração: 30 minutos

País de Produção/Ano: Irlanda, 2020
Elenco: Daisy Edgar-Jones, Paul Mescal, Desmond Eastwood, Aislín McGuckin, Sarah Greene, Eanna Hardwicke
Distribuição: Starzplay

Assista Agora!
STARZPLAY NET NOW

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!