quarta, 03 de março de 2021

Má Educação


Má Educação
Assista Agora!
HBO GO

No Festival de Toronto 2019, Má Educação conquistou tantos elogios para a produção e a atuação de Hugh Jackman (O Favorito) que se tornou um dos filmes mais caros já comprados pela HBO. Baseado num artigo publicado na revista New York Magazine pelo jornalista e escritor Robert Kolker, autor também da matéria que deu origem a Lost Girls - Os Crimes de Long Island, o filme narra o escândalo de um dos mais polpudos desvios de dinheiro de verbas públicas destinadas à educação nos Estados Unidos, de cerca de US$ 11,2 milhões.

Frank Tassone (Jackman) foi professor de inglês antes de se tornar superintendente do distrito escolar de Roslyn, em Nova York. Por volta de 2002, já tinha colocado as escolas públicas da região entre as cinco melhores do país, com alunos ingressando em universidades de prestígio como Harvard e Yale. Dono de uma imagem impecável e sempre pronto a ouvir pais e alunos, funcionários e colegas, ajudou também o setor imobiliário do bairro a crescer vertiginosamente, e mais ainda a sua conta bancária e da tesoureira Pam Gluckin (Allison Janney, O Escândalo). Até que uma jovem estudante colaboradora do jornal da escola, Rachel (Geraldine Viswanathan), descobre e denuncia o esquema.

Se o tema não é novidade, Má Educação aborda a trajetória decadente de Frank Tassone com frescor e brilho, a começar pelo roteiro consistente, escrito por Mike Makowsky, aluno de uma das escolas de Roslyn na época do escândalo. A partir dele, o jovem diretor Cory Finley (Puro Sangue) opta por um curioso tom operístico, reforçado pela trilha sonora, e uma câmera paradoxalmente realista. A narrativa divide-se em  três “atos”. Conhecemos Tassone por meio de seus relacionamentos, sejam eles amorosos, com a parceira de cambalachos ou na escola e com os membros do conselho.

Assim Finley vai tecendo a sua trama sobre uma corda bamba ética alimentada pela vaidade e ambição não apenas de Tassone, mas dos líderes da comunidade envolvidos com a escola. Sua estratégia narrativa não julga mais do que os fatos, mas deixa em aberto o escopo da denúncia, inquietante. Algo que a interpretação calculada de Hugh Jackman acentua consideravelmente, ao lado de uma Allison Janney mais contida e do comediante Ray Romano (O Irlandês) novamente surpreendente num papel dramático.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Má Educação/Bad Education
Direção: Cory Finley
Duração: 108 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2019
Elenco: Hugh Jackman, Allison Janney, Ray Romano, Geraldine Viswanathan, Rafael Casal
Distribuição: HBOGo

Assista Agora!
HBO GO

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!