sábado, 27 de fevereiro de 2021

Uma Questão Pessoal


Uma Questão Pessoal
Assista Agora!
Supo Mungam Plus

Uma Questão Pessoal é a última parceria dos irmãos Paolo e Vittorio Taviani. Vittorio até adaptou junto com o irmão o romance de Beppe Fenoglio, mas não pôde dirigi-lo porque a saúde já estava frágil. O cineasta italiano morreu aos 88 anos, em 2018, e Paolo, que completa 90 anos em novembro, já tem novo filme em pós-produção. Viva!

Aqui eles falam de amor, de um amor que cega, que trava o juízo, mas que ao mesmo tempo é um potente combustível. Senão, como entender a insana jornada de Milton (Luca Marinelli, Martin Eden), obcecado por saber até que ponto seu amigo Giorgio (Lorenzo Richelmy) levou o flerte com Fulvia (Valentina Bellè), por quem é apaixonado.

O jovem é membro da resistência italiana na Segunda Guerra e se arrisca por campos minados de facistas na região de Piemonte, ao norte da Itália, em uma travessia guiada pelo ardor. A fotografia é parte da força narrativa, com uma bruma que impede a visão dos soldados, assim como os sentimentos de Milton tapam seus olhos para o perigo.

Para complicar, ele descobre que Giorgio foi capturado pelo inimigo, e sai atrás de um prisioneiro facista para tentar fazer a troca. É a deixa para os diretores de A Noite de São Lourenço (1982) injetarem lirismo no caos da guerra. Há duas cenas magistrais: a menina que se afasta momentaneamente do corpo da mãe para tomar água e o prisioneiro fascista que se torna uma banda imaginária de jazz, em um surto entre a vida e a morte. Belíssimo.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Uma Questão Pessoal/Una Questione Privata
Direção: Paolo Taviani
Duração: 84 minutos

País de Produção/Ano: Itália/França, 2017
Elenco: Luca Marinelli, Lorenzo Richelmy, Valentina Bellè
Distribuição: Supo Mungam

Assista Agora!
Supo Mungam Plus

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!