segunda, 12 de abril de 2021

Sob o Sol da Toscana


Sob o Sol da Toscana
Assista Agora!
Vivo Play Telecine Play iTunes Google Play Youtube

A escritora e crítica literária Frances (Diane Lane, Paris Pode Esperar) está no auge de seus 35 anos, linda, casada e bem-sucedida. Mas um comentário maldoso de um autor ressentido com uma crítica negativa acaba levando-a a descobrir a traição do marido, ao divórcio e à depressão. Para ajudá-la, sua melhor amiga Patti (Sandra Oh, a série Killing Eve) lhe dá uma viagem de presente para a Toscana. Na Itália, sua vida vai mudar da água para o vinho. 

Livremente inspirado no romance homônimo de Frances Mayers, Sob o Sol da Toscana é um filme adorável, daqueles que até melhoram com a passagem do tempo. E olha que muito antes do movimento #MeToo, a produção reúne um empoderado quinteto feminino: a autora do livro, a roteirista (O Ódio que Você Semeia) e diretora Audrey Wells, e as atrizes Diane Lane, Sandra Oh e Lindsay Duncan (Um Laço de Amor), que dão um brilho especial às suas personagens. O livro narra originalmente as delícias e as dificuldades de um casal norte-americano com a restauração de uma casa antiga e nada conservada em Cortona, na Toscana.

A adaptação povoa a história com personagens secundários (o corretor de imóveis é meu favorito) e subtrai o marido da equação, o que dá ao filme o charme e a pungência das tramas sobre segundas chances. Pois Frances compra o casarão, contrata uma equipe de simpáticos operários poloneses para a reforma, aprende a suculenta culinária local, e conhece a amalucada Katherine (Lindsay Duncan) e o sedutor Marcello (Raoul Bova, O Segredo dos Anjos). Patti entra na dança e vem visitar a amiga após ser abandonada nos últimos meses de gravidez pela esposa, em mais um traço inclusivo da produção.

Para os cinéfilos, Sob o Sol da Toscana reserva ainda preciosidades, como a constante citação de Federico Fellini por Katherine, que inclusive imita o famoso banho na Fontana de Trevi, eternizado por Anita Ekberg no clássico A Doce Vida. E o que dizer da comovente e raríssima participação especial, não creditada, de outro grande cineasta italiano, Mario Monicelli (Os Companheiros), que fecha o filme como se abençoasse não apenas a nova vida de Frances, mas também o caloroso modo de ser italiano.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Sob o Sol da Toscana/Under the Tuscan Sun
Direção: Audrey Wells
Duração: 113 minutos

País de Produção/Ano: EUA/Ítália, 2003
Elenco: Diane Lane, Raoul Bova, Sandra Oh, Lindsay Duncan, Pawel Szajda, Vincent Riotta, Mario Monicelli
Distribuição: Touchstone Pictures

Assista Agora!
Vivo Play Telecine Play iTunes Google Play Youtube

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!