domingo, 24 de janeiro de 2021

Maria do Caritó


Maria do Caritó
Assista Agora!
Youtube NET NOW Vivo Play Google Play iTunes Looke

Maria do Caritó nasceu no teatro, em 2010, com texto de Newton Moreno escrito especialmente para Lilia Cabral. Muito popular no nordeste do País, a expressão “ficar no caritó” significa estar encalhada e, nas palavras da própria atriz, “intocada”. Pois assim é a personagem, uma solteirona virgem, de seus 50 anos, que não desistiu de viver um amor. Maria veio ao mundo em um parto difícil, o pai pediu milagre e prometeu sua vida a São Djalminha. A comunidade da pequena e fictícia cidade nordestina acredita que ela faz milagres, e o pai, o pároco e o coronel local querem lucrar em cima da pobre, que de santa não tem nada.

Depois de cinco anos nos palcos, a peça ganha adaptação do próprio Newton Moreno, em parceria com José Carvalho, e direção do estreante em longas João Paulo Jabur. Na trama, a chegada de uma trupe circense reascende a esperança em Maria, que fica encantada pelo trapezista (Gustavo Vaz), e ela conta com o apoio da amiga Fininha (Kelzy Ecard) para conquistar o rapaz. Maria do Caritó é um filme delicado, talvez até demais. Fala de emancipação feminina e sororidade, mas a ingenuidade da protagonista parece deslocada do mundo real.

Lilia já havia levado aos cinemas Divã (2009), outro sucesso seu no teatro. O elenco é ótimo e conta ainda com Leopoldo Pacheco, Sylvio Zilber e Juliana Carneiro Da Cunha. O que falta em Maria do Caritó é frescor, ritmo e boa dose de ousadia. Um humor mais elevado talvez segurasse as pontas, mas o diretor prefere transitar entre o cômico e o melancólico. Para um filme escorado no desejo sexual e embalado pelo universo circense, falta alegria.

Na entrevista em vídeo a seguir, Lilia Cabral e Kelzy Ecard falam de sentimentos universais, e atemporais, que dão base ao filme.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Maria do Caritó
Direção: João Paulo Jabur
Duração: 90 minutos

País de Produção/Ano: Brasil, 2019
Elenco: Lilia Cabral, Kelzy Ecard, Leopoldo Pacheco, Juliana Carneiro da Cunha, Gustavo Vaz
Distribuição: Imagem Filmes

Assista Agora!
Youtube NET NOW Vivo Play Google Play iTunes Looke

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!